_3/10

O Design e a Física Nuclear




Sexta-feira passada, a galera de Design de Produto participou de um seminário bem diferente. O Mestre e Doutor em física pela USP, Dr. Tiago Fiorini da Silva, veio até à sala de aula desses alunos para falar sobre as técnicas de física nuclear aplicadas à análise de materiais, com ênfase em artes, design e arquitetura.

Neste seminário, foi apresentado como algumas técnicas de física nuclear podem ser aplicadas no estudo de materiais. Alguns exemplos interessantes foram mostrados juntamente com algumas das linhas de pesquisa do Grupo de Física Aplicada com Aceleradores da USP. Em especial, os alunos puderam  ver como estas técnicas de análise podem ser aplicadas no estudo de bens culturais, como por exemplo artefatos arqueológicos, obras de arte, etc.

foto01aceleradorusp

 

Um dos objetivos foi “contextualizar” a palestra com a missão da Escola !

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo tem por missão criar, produzir e difundir conhecimento por meio das artes, da cultura e das ciências humanas e sociais, visando a formação humanística e despertando em seus alunos o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional nessas áreas.

Palestrante :

Dr. Tiago Fiorini da Silva

Bacharel e licenciado em física pela USP Mestre e Doutor em física pela USP Especialista em física de aceleradores com cursos de especialização em universidades como Berkeley e MIT.

Atualmente é pesquisador do Grupo de Física Aplicada com Aceleradores na USP

Professor - Design Produto ( AN4DP ) :

Prof. Fís. Paulo U. Avila

Mercedes Benz do Brasil

Engenharia Experimental

Centro Universitário Belas Artes

Prof. Física / Matemática

Muito legal, não?

Mas e você? Teve alguma aula diferente na Belas Artes? Compartilhe com a gente! Envie um e-mail para bablog@belasartes.br


asdaustgduhagsd

  1. Paulo U. Avila disse:

    Muito Boa a palestra do físico Tiago ! Poderiamos fazer um trabalho experimental !

  2. Tiago Fiorini da Silva disse:

    Foi muito legal ter participado desta atividade na Belas Artes!
    A turma de Design de Produto foi nota 10!
    Muito obrigado ao professor Paulo Ávila que elaborou a atividade!