_12/03

Arranha-céu que limpa água de rio




Cidades localizadas em regiões cortadas por rios geralmente possuem grandes problemas:  com o crescimento, os rios são poluídos e as enchentes causam cada vez mais estragos. Em Jakarta não é diferente. Cidade cortada por trezes rios, ela ganhará construção que visa solução para estes e outros problemas.

Um grupo de arquitetos criou o Ciliwung Recovery Project (CRP). Ele foi projetado para utilizar um sistema integrado de filtragem que irá purificar as água do maior rio da região.

arq1

Entenda como o arranha-céu ajudará a cidade, a partir da metodologia do projeto:

A estrutura do prédio é feita a partir de uma coluna de tubos que transportam a água do rio ao longo das três etapas de purificação e depois a leva de volta ao seu fluxo natural.

Na primeira etapa da limpeza, a água sobe pelos tubos por meio de uma ação capilar, fazendo com que parte do lixo seja separada naturalmente. Esse material seguirá para reciclagem ou compostagem, a depender do tipo.

Depois a água é filtrada para eliminar resíduos tóxicos e contaminantes, e segue de volta para o rio. A água utilizada no próprio prédio também será coletada, tratada e filtrada antes de ser despejada no rio. Já os resíduos domésticos serão transformados em adubo para utilização no leito.

Para tornar o novo ecossistema ainda mais equilibrado, as favelas ao longo do rio serão removidas e os moradores serão relocados no próprio prédio, em unidades de habitação de baixa renda. Assim, além de fornecer moradia adequada a essas pessoas, a área que elas ocupavam poderá ser reflorestada.

A construção ainda será abastecida por turbinas eólicas e por placas solares instaladas no telhado e toda a estrutura será coberta com vegetação natural. Para economizar energia, os elevadores do prédio serão movidos por um sistema baseado no Princípio de Arquimedes, que utiliza a relação entre gravidade e empuxo da água para movimentar os corpos.

arq2

Graças ao seu conceito inovador, design e benefícios ecológicos, o CRP recebeu o prêmio de segundo colocado na eVolo Skyscraper Competition 2010.

Compartilhe este post:
  • Print
  • Twitter
  • email
  • Add to favorites
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • StumbleUpon

asdaustgduhagsd

  1. [...] Pelo que eles descrevem, o aluno fica por dentro de TUDO sobre esses materiais e pode até fazer consultoria e assessoria técnica quando se formar. Com esse mercado de trabalho concorrido, fica a dica pra quem quer se diferenciar! Aliás, a gente está precisando, mesmo, de uns arquitetos mais ousados, que usem mais a imaginação! Alguém viu o post do Lucas sobre o arranha-céus que limpa a água de rio? [...]