_20/10

BOOMSPDESIGN na Belas Artes




logo

Será realizado, a partir do dia 21 de outubro, no Espaço Multiuso da Unidade 3 da Belas Artes, o BOOMSPDESIGN  –  3º  Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, um dos eventos mais importantes do ano para este segmento.

O valor para a inscrição é de R$420,00 reais e estudantes pagam meia. Para mais informações entre em contato pelos telefones  (11) 3887-8606  e  (11)8608-3687 . Para conferir a programação completa do evento, acesse o site.

Neste edição, muitos artistas nacionais e internacionais confirmaram suas presenças, destaque para Leonardo Lattavo, Pedro Moog, Sergio Rodrigues e Zanine Caldas:

Leonardo Lattavo, mestre em Arquitetura pela University College of London, tem diversos projetos de arquitetura e interiores realizados na Inglaterra, Itália, Espanha e Alemanha. Trabalhou na equipe de projeto de duas torres em Liverpool que foram eleitas pelo Royal Institute of the British Architects (Riba) um dos sete melhores projetos do Reino Unido em 2007. Também projetou diversas lojas para a griffe italiana Gucci por toda a Europa. Entre os anos de 1997 e 2004, morou em Londres e deu uma volta ao mundo antes de regressar ao Brasil para fundar a Lattoog Design junto com Pedro Moog. Atua hoje nos campos de arquitetura, design e artes plásticas.

Pedro Moog - Designer autodidata com formação acadêmica em Administração de Empresas. Atua no campo de design desde 1997 com sua própria empresa de design – A Moog Studio que posteriormente veio a se fundir com a Lattoog Design. Assim como Leonardo, vem atuando nos campos de arquitetura, design e artes plásticas.

lattoog2

Sergio Rodrigues, arquiteto, designer de produto, designer de interiores, cenógrafo, ambientador, decorador e palestrante, acumula em pouco mais de meio século de estrada, a surpreendente marca de cerca de 1.200 diferentes modelos de móveis. O fio que conduz essa fertilíssima atuação é a busca de um design verdadeiramente brasileiro. Seu móvel parte das nossas mais profundas raízes culturais, mas não se limita a elas. Ele construiu uma linguagem muito particular, em que recria o móvel robusto da tradição ibérica, mas dentro de uma sintaxe moderna. Aos 20 anos de idade Sergio entrou na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil e, recém-formado, em 1952 participou da equipe que se encarregava do projeto de arquitetura, o Centro Cívico, em Curitiba. Trabalhou em São Paulo na Forma, expressiva indústria de móveis, porém filiada à linguagem funcionalista que dominava o design internacional. Um ano após, voltou ao Rio e decidiu então apostar todas as fichas no que seria o projeto de sua vida: a criação da Oca, um misto de loja, galeria de arte e estúdio, que em pouco tempo se tornou um ponto de encontro da inteligência carioca. Sergio passou a representar, nos interiores, a mesma efervescência que gerava a bossa nova, o cinema novo, o concretismo e abstracionismo nas artes visuais, o fim do academicismo no teatro e o modernismo na arquitetura. Nasce em 1957, a poltrona Mole ,um modelo em jacarandá torneado e percintas em couro, sobre as quais dispôs um almofadão de quatro partes interligadas. Suas principais características: a robustez e o conforto, o convite ao relaxamento e à informalidade. . Além de mobiliário especial para vários ministérios da Nova Capital em Brasília, Sergio recebia, também, encomendas do governo para dar feição do móvel brasileiro fora do país. O projeto mais significativo foi para a Embaixada do Brasil em Roma, em 1959. . Entre 1966 e 1968 seus móveis foram a atração exclusiva da loja Brazilian Interiors da cidade de Carmel, na Carlifórnia. Em 1974, a poltrona Mole passou a integrar a coleção de design do Museum of Modern art (MoMA), de Nova York. Em 1989, o conjunto de sua obra recebeu o Prémio Lápiz de Plata da Bienal de Arquitetura de Buenos Aires. Em 1993, ele participou da mostra Convegno Brasile – La Construzione de uma identita Culturale, em Brescia, na Itália. Em 2004, foi tema da exposição individual Sultan in the Studio, na galeria R 20th Century, em Nova York.

sergio2
Zanini de Zanine, formado em desenho Industrial pela PUC-Rio em 2002, conviveu com o grande arquiteto autodidata e designer José Zanine Caldas, seu pai. Trabalhou com Sérgio Rodrigues, mestre do mobiliário nacional e uma de suas maiores influências; hoje, seu amigo pessoal. De lá pra cá, Zanini de Zanine vem se destacando no cenário nacional com uma longa lista de conquistas. É premiado pela Arc Design, Salão Casa Design e Museu da Casa Brasileira em 2009; Concurso Artefacto, Planeta Casa 2008 entre outros, além de ter suas peças já expostas em mostras e exposições em Londres, Milão e também no Brasil e na França. Em 2009 lançou sua marca de móveis, a DOIZ Design.

zanini2