_9/11

Por dentro do Arkhi-Arquiteto - ABCEM




Em 2010, começou na Belas Artes, para estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Engenharia, o projeto Arkhi-Arquiteto. Seu objetivo é formar profissionais que entendam tudo sobre os 5 materiais essenciais para os seus projetos: Alumínio, Vidro, PVC, Concreto e Aço. Junto com a Belas Artes neste curso estão:  Associação Brasileira do Alumínio (ABAL); Associação Brasileira de Construção Metálica (ABCEM); Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP); Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidro Plano (ABRAVIDRO); e o Instituto do PVC.

Nas próximas semanas, o BABlog realizará entrevistas para você entender a importância de um curso como este na formação de profissionais que consigam atender às necessidades do mercado.

Para começar, teremos a entrevista concedida pela Patricia Davidsohn, Diretora Executiva da ABCEM (Associação Brasileira da Contrução Metálica).

logo-abcem

Qual é a produção e consumo atual, no mercado da construção, do metal?
As estimativas indicam um volume em torno de 1,5 milhão de toneladas de aço. Não existem estatísticas do setor que permitam maior exatidão na informação dos volumes envolvidos.

Quando foi criada a ABCEM?
A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi fundada em 10 de Setembro de 1974, e congrega nacionalmente os fabricantes de estruturas e de coberturas metálicas de aço, as empresas de galvanização a fogo, e escritórios de arquitetura e projeto de engenharia. Entre os patronos da Associação estão as principais usinas siderúrgicas e fornecedores de parafusos e fixadores, de softwares, de máquinas e equipamentos.

A ABCEM tem como objetivos: a promoção e o desenvolvimento do mercado da construção metálica no Brasil; a realização de estudos e pesquisas sobre a produção, o mercado e suprimentos do setor; a defesa dos interesses dos seus sócios.

Seus sócios são: Fabricantes de Estruturas e Coberturas Metálicas, Usinas Siderúrgicas e Distribuidores, Galvanizadores, Fabricantes de Tubos de Aço, Empresas de Montagem, Escritórios de Arquitetura e Engenharia, Prestadores de Serviços de Pintura, Fabricantes de Parafusos e Acessórios para Fixação e Associações e Entidades de Classe.

Qual a importância da participação da ABCEM em uma iniciativa como esta?
A ABCEM sempre esteve engajada nos programas de desenvolvimento de profissionais para o segmento e essa é uma oportunidade excelente, principalmente, tratando-se de arquitetos, que tem um papel fundamental, como influenciadores, na cadeia de fornecimento da construção metálica.

Em sua opinião, o que as empresas esperam encontrar em um Profissional de Arquitetura e Urbanismo em inicio de carreira?
Profissionais que tragam do seu processo de formação os conhecimentos básicos e essenciais para absorver as técnicas e os conceitos práticos que lhes permita contribuir no desenvolvimento de projetos, agregando valor e contribuindo para a evolução dos processos construtivos, paisagem urbana e preservação do meio ambiente. Este último é um aspecto importante, que certamente se constitui num vetor fundamental para o desenvolvimento social com responsabilidade.

Qual a importância deste curso para alunos que estão ingressando no mercado de trabalho?
Agregar conhecimento prático durante o processo de formação oferece mais oportunidades aos novos arquitetos, na sua fase de colocação no mercado de trabalho. Seja como autônomos, ou trabalhando diretamente na indústria da construção ou escritórios de projetos.

Por que é importante ter conhecimento sobre diversos tipos de materiais na hora de desenvolver um projeto?
A amplitude de conhecimento permite a melhor escolha e oferece alternativas ao profissional na definição do partido construtivo e da obra como um todo.

O curso está atendendo as suas expectativas?
Não temos ainda resultados que nos permitam responder com exatidão, mas já percebemos nos profissionais o interesse pelo assunto. E esse é o grande objetivo da nossa participação: despertar o interesse dos profissionais para um partido construtivo pouco desenvolvido no Brasil. Temos a confiança que os resultados serão positivos.

Para mais informações sobre a ABCEM - Associação Brasileira da Construção Metálica, acesse o site www.abcem.org.br.


asdaustgduhagsd

  1. [...] do Projeto Arkhi-Arquiteto da Belas Artes. Depois de termos conhecido um pouco sobre a ABCEM e a ABRAVIDRO, entrevistamos o Instituto do PVC, representado pela Claudia [...]

  2. Caio disse:

    Ohhh coisa boa, o design, com iniciativas assim, só evolui, acredito ser necessário e viável que mais iniciativas como essa sejam promovidas. Bem, vamos ver até que ponto chegar, espero que em boas situações. Precisamos de profissionais cada vez mais evoluídos e isso, alcançaremos breve. Principalmente com o curso de graduação oferecido pelo IESB.

  3. [...] CaioOhhh coisa boa, o design, com iniciativas assim, só evolui, acredito… [...]