Mestrado recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, aprovado na 169ª Reunião do CTC-ES, realizada de 13 a 16 de dezembro de 2016.

O que é

Através da área de concentração e das linhas de pesquisa, este programa pretende promover o aprimoramento da formação de profissionais, capacitando-os, tanto com conhecimentos teóricos quanto com práticas projetuais.

Objetivo

Capacitar os alunos nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design, por meio de métodos com rigor científico, para suprir necessidades e demandas do mercado, tornando-os capazes de planejar, aprimorar e realizar intervenções.

Linhas de Pesquisa

HABITAT: Projetos e Práticas

Habitat: projetos e práticas

A linha de pesquisa aborda questões relacionadas à construção e à intervenção no habitat e tem por objetivo investigar e interferir nos processos de projetos de arquitetura e urbanismo do espaço habitado e suas relações com os ambientes públicos e seu contexto urbano. No âmbito desta linha, além das práticas projetivas, serão analisadas práticas para o entendimento e evolução das teorias e metodologias na formulação de novas propostas de projetos com soluções inovadoras, considerando assim o lado da práxis profissional relacionada com a pesquisa. Pretende-se analisar a cidade contemporânea com o objetivo de compreender sua gênese, transformações e mutações, no sentido de propor intervenções criativas e de interesse e relevância social.

Arte, Design e Tecnologia

Arte, Design e Tecnologia

Esta linha concentra pesquisas relacionadas à sustentabilidade nas cidades e nos edifícios, ao desenho paramétrico para projetos urbanos e arquitetônicos, à convergência e compartilhamento, à teoria da imagem, à ergonomia, usabilidade, acessibilidade e desenho universal na arquitetura e no design. Busca-se enfatizar as relações entre arte, design e tecnologia, forma e função, arquitetura e design, entre outras. Esta linha de pesquisa busca o desenvolvimento de conhecimento acerca de projetos sustentáveis e socialmente responsáveis, conferindo maior competitividade ao setor produtivo e de serviços e, para isso, serão abordadas questões metodológicas de pesquisa em arquitetura e design.

Duração

24 meses

Início das aulas

14 de março de 2018

Para mais informações, acesse o Edital:

Edital

As inscrições para o Mestrado Belas Artes já estão abertas!

Inscreva-se!
23/2/2018Resultado da Seleção

Contato