Acontece

Navegação

Professora de Artes Visuais apresenta espetáculo no Sesc Vila Mariana

Apresentação do solo “Desmonte” ocorre no dia 24 de novembro, às 20h30

Publicado em 08/11/2017

No dia 24 de novembro, a professora do curso de Artes Visuais da Belas Artes, Juliana Moraes, apresenta o espetáculo solo “Desmonte”, no Sesc Vila Mariana. 
 
A apresentação de dança foi criada como resposta a uma experiência pessoal angustiante, quando o parceiro de Juliana – o codiretor do trabalho, Gustavo Sol– enfrentou uma doença grave. “A peça fala do desmonte físico e psíquico que estava vivendo naquele momento, dos traumas e medos”, conta a bailarina, que passou a levar consigo para os ensaios o livro “O Diário de Nijinsky”, depoimento do artista escrito em prosa e na forma de cartas-poemas escrito em 1919. 
 
“Comecei a ler e gravar esses poemas, além de escrever textos próprios e de registrar pessoas falando na televisão, nas ruas e em vários outros locais. Os sons derivados das falas gravadas foram o estímulo para a criação de uma movimentação acelerada e fragmentada com a regra de que tudo que eu escutava tinha que transformar em movimento. São muitos gestos a habitar o mesmo corpo que, aos poucos, vai entrando em curto-circuito”, explica Juliana.
 
Com um figurino simples, sem maquiagem e sem penteado, a professora desconstrói seus movimentos, corpo, voz e respiração. Nos minutos finais do espetáculo, a rigidez passa para o relaxamento, quando Juliana dança a única música da montagem: None but the lonely heart (Op.6 No.6), de Pyotr Tchaikovsky com interpretação de Christianne Stotijn e Julius Drake.
 
“O trabalho lida com muitas camadas de signos, emoções e sensações: a dor do outro para não se perder na própria, a fala que se transmuta em gestos, o balé e sua relação disciplinar pela repetição, estados de presença poética entre o controle e a entrega, o limite não como representação, mas como estrutura cênica”, conta Juliana.
 
“Desmonte” será apresentado às 20h30 no Auditório do Sesc Vila Mariana. Para informações sobre ingressos, é necessário acessar o site da instituição
 
Serviço
 
Desmonte, com Juliana Moraes
Data: 24 de novembro, às 20h30
Local: Auditório do Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, Vila Mariana 

Outras Notícias