Acontece

Navegação

IAC apresenta exposição sobre os primórdios da arte abstrata no Brasil

Abertura da mostra “Da figura à abstração” será realizada no dia 13 de setembro

Publicado em 10/09/2018

Ocorre no dia 13 de setembro, às 19 horas, a abertura da exposição “Da figura à abstração geométrica”, no Instituto de Arte Contemporânea (IAC), na Unidade 2 da Belas Artes. 

Com curadoria de Regina Teixeira de Barros, a mostra apresentará os primórdios da chegada da arte abstrata no país por meio de uma seleção de trabalhos de artistas brasileiros ou residentes no Brasil, em início de carreira entre os últimos anos da década de 1940 e a primeira metade dos anos 1950, cujos legados estão sob a salvaguarda do IAC. 

Estudos, esboços e obras de Willys de Castro, Sérgio Camargo, Luís Sacilotto, Hermelindo Fiaminghi, Lothar Charoux, Sérvulo Esmeraldo e Amílcar de Castro estarão presentes na exposição. A partir de obras figurativas, quase figurativas e plenamente abstratas, a intenção é mostrar aspectos da pesquisa de tais artistas que acabaram por consolidá-los como artistas abstratos de vertente geométrica. 

A exposição estará aberta ao público em geral, com entrada gratuita, entre os dias 14 de setembro e 17 de novembro. 
 
Serviço

Exposição “Da figura à abstração geométrica”
Data de abertura: 13 de setembro, às 19 horas 
Visitação: de 14 de setembro a 17 de novembro, de segunda à sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados, das 10 às 16 horas
Local: Instituto de Arte Contemporânea (IAC), 1° andar da Unidade 2, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
R. Dr. Álvaro Alvim, 90 - Vila Mariana, São Paulo

Outras Notícias