Acontece

Navegação

Como a criatividade somada à curiosidade transformou o mundo

Hoje é comemorado o Dia da Criatividade! O Time Belas Artes preparou um artigo sobre essa competência

Publicado em 16/11/2020

Antes de mais nada, imagine-se em um mundo sem eletricidade, internet e até mesmo livros. Onde não existissem interruptores e lâmpadas para iluminar os ambientes e ruas, smartphones para te acordar todos os dias e as plataformas de pesquisa, te auxiliando nas criações acadêmicas e profissionais
 
Você já pensou sobre como a criatividade somada à curiosidade está levando a humanidade além? Grandes descobertas — sem as quais não imaginamos nosso cotidiano — só foram possíveis pela criatividade em imaginar um mundo diferente do que se via, ouvia e vivia em outras épocas. 
 
Como criatividade também envolve a didática, trouxemos três exemplos sobre como a sua criatividade pode surgir de algo simples e, ainda assim, transformar todo o mundo!
 
1. O fogo!
 
Você já parou para imaginar o que impulsionou uma espécie em desenvolvimento a criar atrito entre pedras e pedaços de madeira? Hoje, utilizamos o fogo para cozinhar, gerar luz e controle de calor, além da aplicação dele na criação de elementos como ferro, bronze, cobre e outros. Um impulso criativo da imaginação ou uma descoberta estritamente pensada?
 
2. A fotografia
 
A fotografia caminha entre duas vertentes no audiovisual. Ela é uma descoberta, pois envolve a manipulação e o posicionamento da luz e das sombras, mas também é uma invenção, pois precisou de aparatos manuais e tecnológicos para sua evolução. A palavra fotografia significa “desenhar com luz e contraste”: seria possível imaginar grandes ensaios, câmeras de última geração e produções incríveis do cinema contemporâneo sem ela? 
 
A curiosidade levou diversos criativos, ao longo de décadas e séculos, às fases da evolução da fotografia. É uma construção conjunta e, ao mesmo tempo, individual, de diversos estudiosos.
 
3. O ar-condicionado
 
Sabe aquela sensação de alívio que você sente quando entra em um ambiente com ar condicionado em pleno verão? Ela só é possível graças à curiosidade e criatividade de Willis Carrier, um engenheiro que tinha um problema a ser resolvido. 
Em sua imaginação, a retirada da umidade do ambiente de trabalho através do resfriamento do ar, utilizando dutos artificiais, poderia controlar a temperatura… E não é que ele estava certo?
 
Esses foram apenas três exemplos de como suas dúvidas, desafios e pensamentos cotidianos podem impactar gerações! 
 
Dê asas para sua imaginação. Ouse ver seus projetos saindo do planejamento e passando para a realidade. Colocar ideias guardadas em prática faz com que sua mente pense e crie de forma cada vez mais livre. Exercite isso!

Outras Notícias