Acontece

Navegação

Professora Carol Garcia, Diretora de Internacionalização, conquista Prêmio Innovación Docente

Premiação é fruto de uma parceria com desenvolvedoras do Uruguay e Lucius Vilar, aluno de Mestrado na Belas Artes

Publicado em 16/12/2020

Mais uma vez, nossa professora e Diretora de Internacionalização, Dra. Carol Garcia, é premiada por reconhecimento de um grande projeto. O Prêmio Innovación Docente é entregue pela Universidad ORT aos docentes com os projetos mais inovadores nas áreas de Comunicação e Design. 

Em 2019, a professora recebeu o Prêmio Reconomiento a la Creatividad e Innovación, pelos 10 anos atuando na área de Design de Moda na América Latina. No mesmo ano, conquistou o Prêmio Multisetorial na área de Design e Economia Criativa, em Montevidéu, representando o Design de Moda. Na DSGNFest 2019, na Costa Rica, foi selecionada como representante do Design de Moda das Américas. 

Junto da professora Carol Garcia, nosso aluno de Mestrado, Lucius Vilar, compôs a equipe de ganhadores do prêmio com Mariana Muzi, Magdalena Villaró e Lucia Buchner Pagano, do Uruguay. 

Neste ano, o projeto selecionado foi o Nexo Atávico, que consiste na elaboração de uma coleção de têxteis e roupas com processo de promoção de campanhas em redes sociais, desfile em autocine, fashion films e mapping. 

O projeto é resultado de pesquisas iniciadas no Congresso Ñande, realizado no ano passado no BADW, semana de design da Belas Artes. O grupo de pesquisadores trabalha há cinco anos ministrando disciplinas e conduzindo atividades com estudantes na Belas Artes e na ORT Uruguay, em regime de mobilidade acadêmica, com um convênio institucional.

O projeto ganhou destaque editorial, chamando a atenção de diversos jornais da América Latina e Espanha por conta do formato em que foi idealizado e desenvolvido: como os criadores não podiam sair para comprar insumos ou realizar encontros presenciais do grupo por conta do distanciamento social e da pandemia, foram utilizados materiais de descarte que os desenvolvedores tinham em casa. 

Como o grupo é formado por residentes do Brasil e do Uruguay, todos os encontros foram realizados no formato remoto, com ferramentas de reunião e imersão. Um grande avanço em inovação e desenvolvimento de projetos de cooperação internacional.

Outras Notícias