menu

Comunicação e Retórica

Pós-Graduação

Envie para um amigo ou compartilhe:

Modalidade

Presencial

CAMPUS

Paraíso

DURAÇÃO

3 Semestres

Horários

TER. E QUI., das 19h00 às 22h40*

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos. Consulte o calendário na íntegra aqui.

Por que fazer

Esse curso?

A pós-graduação em Comunicação e Retórica é destinada ao público interessado em aprimorar e ampliar seus conhecimentos em expressão oral, escrita, técnicas de apresentação visual bem como potencializar seu potencial como influenciadores comunicacionais.
O curso oferece uma específica capacitação em teorias e técnicas discursivas e argumentativas além de habilitar o aluno a aprofundar os conhecimentos em negociação e mediação de conflitos tão necessários no contexto contemporâneo.
A pós-graduação Comunicação e Retórica solidifica, por fim, as competências do profissional para sua performance no mercado de trabalho seja ele corporativo ou mesmo autônomo.

VALORES

Valores

Cursos de Pós-Graduação

Edit Content

Usando o cupom BAWEEK

Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso de R$ 32.733,23*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 975,95*R$ 35.134,22*
B30R$ 1.155,02*R$ 34.650,72*
C24R$ 1.343,05*R$ 32.233,23*
D18R$ 1.790,73*R$ 32.233,23*
EÀ vistaR$ 27.398,24*R$ 27.398,24*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2024 (sujeito a alteração)

CALENDÁRIO 2024

ÁREA DO ALUNO

QUAIS SERÃO

SUAS DISCIPLINAS

DISCIPLINASHORAS

Introdução à análise do conteúdo. Ferramentas teóricas de Análise do conteúdo. Procedimentos de Análise do Discurso e Análise de conteúdo.
Fundamentos da comunicação. Comunicação e oralidade. Cultura oral. Identidade e memória. Escrita e oralidade. Técnicas de comunicação oral.
O que é cultura? A cultura na organização. Comportamento Organizacional: conceito. Mudança nas organizações. Os grupos na organização: formação, características, hierarquia, normas, papéis, coesão e objetivos.
Criação e criatividade. Criatividade na comunicação. Texto e criatividade. Técnicas de escrita e gêneros literários. Análise de textos criativos.
O que é um projeto? A pesquisa, o problema e a solução. Como elaborar um projeto social, cultural, empresarial ou de pesquisa. Análise de caso.
Diagnóstico e análise de cenários organizacionais que geram crises com a opinião pública. Gestão estratégica para a prevenção de crises e gerenciamento para implementação de planos de resposta para emergências.
A natureza do signo linguístico. Signo e ideologia. Teorias da comunicação: influência e manipulação. Tipos de discurso. Coesão e coerência textuais. Parágrafos narrativos, descritivos e dissertativos.
Tipos de conflitos. Métodos alternativos de solução de conflitos. Negociação e conciliação. Técnicas utilizadas em mediação: comunicação e negociação. Ética em negociação. Métodos de solução de conflitos empresariais transnacionais. Mediação entre fornecedores, consumidores, colaboradores e administradores.
Natureza e formação da opinião pública. Redes teóricas da comunicação no contexto da opinião pública. Análise dos mecanismos de controle da opinião pública, seus movimentos, expressão, articulação e impacto na gestão das relações públicas.
Linguagem, escrita e texto. Comunicação dirigida e comunicação de massa: conceitos, características e adequação. A utilização dos meios de comunicação para públicos específicos. A linguagem escrita na comunicação interna e externa das empresas. Exercícios de escrita dirigida.
Estudo da Retórica (especialmente a aristotélica). A criação de um discurso tomado como um enunciado retórico e as definições conectadas a este tema em relação às dimensões de uma tipologia textual da persuasão (ethos, pathos e logos). Falácias informais (de irrelevância, de insuficiência de dados e de ambiguidade).
A importância da Retórica e das habilidades da argumentação e persuasão na contemporaneidade, uma época de intensas transformações e inovações culturais, tecnológicas e midiáticas. Os fundamentos históricos e estruturais da Retórica, aplicados em situações atuais do convívio social, profissional e empresarial.
Teorias funcionalistas. Teoria Crítica. Teoria da Persuasão. Estudos Aplicados de comunicação e audiência.
Teorias antropológicas da cultura. Teorias sociológicas da cultura. Cultura e comportamento. História e cultura.
Trabalho Final de Curso. Paper, Artigo e Projeto Técnico Autoral nos eixos Sociedade Civil, Mercado e Terceiro Setor.
  • carga horária: 400 horas
  • 3 Semestres
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Professores do curso

Comunicação e Retórica

PROF. DR. RONALDO MATHIAS

PROF. DR. EDSON CORREIA

PROF. DRA. BÁRBARA MIANO

PROFA. DRA. LEILA RABELLO DE OLIVEIRA

PROFA. DRA. MARIA CECÍLIA GUILHERME SIFFERT

PROF. DR. MARCELO BALANCIN

PROF. DR. JORGE TADEU BRETTAS

PROF. DRA. TARIANA MACHADO BROCARDO

PROF. DR. RONALDO MATHIAS

Coordenador do Curso
Possui Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2006. Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC) em 2001 e Graduação em Direito pela Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-MG) em 1995. Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda. Professor da Graduação Teorias da Comunicação, Antropologia e História da Arte e Produção de Conteúdo para Redes Sociais. Coordenador da Pós em História da Arte. Autor do livro Antropologia e Arte (2014) pela Editora Claridade (Nova Alexandria) e Antropologia Visual (2016), pela Nova Alexandria.

Inscreva-se agora no curso

Comunicação e Retórica

E faça parte do nosso time de mentes criativas

Próxima Turma em Breve

Aproveite a oportunidade de turbinar sua carreira e alcançar seus objetivos! Inscreva-se agora para ser um dos primeiros a ser avisado quando nosso curso abrir.