menu

Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo [EAD]

Pós-Graduação

Edit Content

Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

Envie para um amigo ou compartilhe:

Modalidade

EAD

CAMPUS

Vila Mariana

DURAÇÃO

3 Semestres

Horários

SEG E QUA, das 19h00 às 22h40

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos. Consulte o calendário na íntegra aqui.

Por que fazer

Esse curso?

A pós-graduação em Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo propõe uma formação sólida e diversificada em produção cultural e curadoria de conteúdo visando alcançar as práticas culturais contemporâneas de entretenimento e consumo, em espaços reais e virtuais. Estabelece como marco teórico prático uma formação em arte e cultura bem como em produção e negócios tendo como fundamento reflexão e prática.
Busca instigar os alunos a desenvolver novos formatos de produção cultural e curadoria de conteúdos atendendo a uma procura cada vez maior por negócios digitais em arte e cultura, estando alinhada à criatividade de formatos e ineditismo de conteúdos.
A área de Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo está larga expansão a partir das demandas da Economia Criativa. O profissional será capacitado a produzir conteúdo e negócios, eventos e assessoria para marcas e personalidades em geral. Além disso será capacitado a construir, elaborar e avaliar projetos e conteúdos culturais em contextos dinâmicos e de alta complexidade. Para isso, valerá de informações e conhecimento de áreas como antropologia, legislação, comunicação e arte.

VALORES

Valores

Cursos de Pós-Graduação

Edit Content

Usando o cupom BAWEEK

Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso R$ 17.671,50*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 519,91*R$ 18.716,94*
B30R$ 615,31*R$ 18.459,36*
C24R$ 715,47*R$ 17.171,50*
D18R$ 953,97*R$ 17.171,50*
EÀ vistaR$ 14.595,78*R$ 14.595,78*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2024 (sujeito a alteração)

CALENDÁRIO 2024

ÁREA DO ALUNO

QUAIS SERÃO

SUAS DISCIPLINAS

DISCIPLINASHORAS

Arte hoje. Arte Ocidental e não ocidental. Patrimônio Cultural material e imaterial. Tombamento, registro e preservação de bens patrimoniais.
Comunicação integrada e formatos de AI. Plano de Assessoria e avaliação. Atendimento a demandas de veículos jornalísticos e relação com os agentes da imprensa. Técnicas jornalísticas aplicadas à comunicação das organizações.
Comportamento do consumidor na área de marketing. Segmentação de mercado. Fatores de influência do comportamento. Os fatores que influenciam o comportamento do consumidor. O processo de decisão de compra e a Jornada de Compra. Variáveis do comportamento do consumidor: satisfação, intenção, inovação, crença e atitude.
Conteúdo e informação. Perfil das redes sociais. Entretenimento e informação. Calendário editorial: estruturação, perfil e montagem.
Criação visual: características e fundamentos. Representação gráfica dos objetos de multimídia de base: texto, som, imagem, vídeo. Produção de mídia para a internet
Conceito de cultura. Etnografia: características. Pesquisa de cultura on line. Coleta e análise de dados.
O conceito de Eventos e compreensão de seus elementos básicos. Estudos sobre a produção e montagem de eventos culturais. Tipos de eventos e suas características.
Criatividade e arte. Estruturação e gestão de carreira artística. Projetos Criativos e etnografia. Produção de conteúdo para projetos de arte e cultura. equipes multidisciplinares, flexíveis e proativas.
Conceitos básicos da linguagem e das estruturas gráficas. Desenvolvimento do raciocínio visual. Representação de imagens digitais. Fundamentos da Imagem Gráfica e Digital. Técnicas de Realce de Imagens
Estudo e aplicação de ferramentas de marketing cultural para divulgação e interface com o mercado de bens culturais. Fontes de financiamento de projetos culturais. Tendências atuais do marketing cultural.
O valor da obra de arte. O mercado de arte e suas instituições. A precificação da obra. Arte e marketing.
Aplicação prática das métricas de mídias sociais na avaliação de resultados de estratégias digitais de marcas e negócios. Métricas de Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Ferramentas nativas de Analytics das mídias sociais. Métodos e técnicas de monitoramento e análise para redes e mídias sociais.
A digitalização da arte e o mundo dos negócios. Cultura digital: arte e mídias sociais. Prática artística e o empreendedorismo digital. Modelagem de negócios digitais. Arte, Marketing e Relações Públicas. Questões contemporâneas da arte e negócios.
Os enquadramentos de projetos nas leis de incentivo culturais, municipais, estaduais e federais. Direito autoral, contratação dos serviços culturais e normas relativas à realização de eventos culturais.
Indústria cultural e perspectiva crítica. Estudos culturais. Economia criativa. Arte e questões contemporâneas: questões de gênero e étnico-raciais. Instituições culturais e hegemonia: museus, galerias e casas de cultura
Trabalho Final de Curso. Paper, Artigo e Projeto Técnico Autoral nos eixos Sociedade Civil, Mercado e Terceiro Setor.
  • carga horária: 400 horas
  • 3 Semestres
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Professores do curso

Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo [EAD]

PROF. DR. RONALDO MATHIAS

PROFA. MS. JÔ SOUZA

PROFA. DRA. LEILA RABELLO DE OLIVEIRA

PROFA. MS. YANNICK BOURGUIGNON CARVALHO

PROF. DRA.SANDRA CHRISTINA LABATE TUCCI

PROF. DRA. MIRIAN MELIANI

PROF. DR. NATALICIO BATISTA

PROF. DR. LEONARDO AURELIANO

PROF. DR. RONALDO MATHIAS

Coordenador do Curso
Possui Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2006. Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC) em 2001 e Graduação em Direito pela Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-MG) em 1995. Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda. Professor da Graduação Teorias da Comunicação, Antropologia e História da Arte e Produção de Conteúdo para Redes Sociais. Coordenador da Pós em História da Arte. Autor do livro Antropologia e Arte (2014) pela Editora Claridade (Nova Alexandria) e Antropologia Visual (2016), pela Nova Alexandria.

Inscreva-se agora no curso

Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo [EAD]

E faça parte do nosso time de mentes criativas

Edit Content

Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

Próxima Turma em Breve

Aproveite a oportunidade de turbinar sua carreira e alcançar seus objetivos! Inscreva-se agora para ser um dos primeiros a ser avisado quando nosso curso abrir.