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Pós-Graduação

Arquitetura Digital e Projetos Paramétricos

Modalidade

Presencial

Campus

Vila Mariana

Duração

3 Semestres

Horários

SEXTA, das 19h00 às 22h40 E
SÁBADO, das 8h00 às 11h40

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Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

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Usando o cupom BAWEEK

Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso de R$ 36.370,95*
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 1.086,09*R$ 39.099,34*
B30R$ 1.285,37*R$ 38.561,27*
C24R$ 1.494,62*R$ 35.870,95*
D18R$ 1.992,83*R$ 35.870,95*
EÀ vistaR$ 30.490,31*R$ 30.490,31*

*Valores referentes ao 1º semestre de 2025 (sujeito a alteração)

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos. Consulte o calendário na íntegra aqui.

Por que fazer Esse curso?

Este curso é inédito no Brasil e pretende especializar profissionais de diferentes áreas do Design e Arquitetura, entre outras áreas, que tenham interesse no Design de Produtos, Interiores, Edificações, Tecnologias de Informação, Fabricação Digital e Prototipagem rápida e seu emprego nas áreas descritas.
As ferramentas digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano das áreas criativas agilizando processos por meio de intervenções tecnológicas em suas etapas, trazendo benefícios diversos como a ampliação da capacidade e das possibilidades de concepção, a precisão e redução de erros construtivos e de fabricação, a visualização antecipada e a experimentação do espaço ainda que virtual.
O Design digital, ao ser guiado por parâmetros computacionais mensuráveis de “big data”, onde o profissional programa os dados considerando usos, contextos locais, materialidade, sistemas construtivos, aspectos econômicos, sustentáveis, entre outros, potencializa a atuação criativa.

VALORES

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Usando o cupom BAWEEK

Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso de R$ 36.370,95*
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 1.086,09*R$ 39.099,34*
B30R$ 1.285,37*R$ 38.561,27*
C24R$ 1.494,62*R$ 35.870,95*
D18R$ 1.992,83*R$ 35.870,95*
EÀ vistaR$ 30.490,31*R$ 30.490,31*

CALENDÁRIO 2025

ÁREA DO ALUNO

DISCIPLINAS

DISCIPLINASHORAS

Pesquisadores há muitos anos se indagam sobre como os algoritmos desenvolvidos no campo da Inteligência Artificial poderiam potencializar os métodos de geração e análise de elementos arquitetônicos. Neste contexto, os algoritmos genéticos começaram a ser explorados e abordados no processo e análise de projetos arquitetônicos. Esta disciplina tem como objetivo introduzir os alunos, por meio de aulas teóricas e práticas, sobre o uso de algoritmos genéticos e como eles podem ser usados para geração e análise de elementos arquitetônicos.
Revisão bibliográfica de textos relevantes dedicados ao impacto das tecnologias digitais na produção de arquitetura e urbanismo. A disciplina apresenta autores que remontam à meados do século XX até os dias atuais, onde temas como geometrias complexas, fabricação digital, alteridade digital, metodologias de aplicação, entre outros, são debatidos a partir de leituras críticas.
Esta disciplina pretende apresentar a produção de modelos em escala, ou objetos de pequeno formato, utilizando técnicas de subtração e adição, tipicamente encontradas em FabLabs ao redor do mundo. Os alunos trabalham os conceitos de prototipagem rápida e fabricação digital a partir de modelos virtuais e exercícios de prototipagem em impressão 3D e corte a laser, em um processo integrado de projeto.
O Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção) é uma abordagem contemporânea para o projeto, construção e operação de um edifício. O modelo digital pode representar todos os processos do ciclo de vida de um edifício, desde sua concepção até seu retrofit. A tecnologia tem se destacado como o elemento principal na transformação digital no setor da Construção Civil e sua adoção no Brasil tem crescido rapidamente, por meio de normativas e manuais. A disciplina apresentará uma introdução ao conceito BIM por meio de em conjunto de softwares, técnicas e políticas para o gerenciamento das informações do edifício. Apresentará os usos e benefícios do BIM, Panorama do BIM no Brasil e no Mundo, BIM e a Coordenação de Projeto, Colaboração e Integração BIM, Estratégias de Implantação do BIM em empresas, Benefícios e Desafios, Protocolos e Estruturas de dados. IFC. Plano de Execução BIM. Aplicações Práticas e Estudos de Caso.
A utilização de programação por arquitetos e designers vem sendo explorada há décadas para automação de processos e tarefas repetitivas, mas também com fins exploratórios, calculando geometrias, gerando formas e simulando resultados, técnicas potencializadas muitas vezes pelos avanços das ferramentas de fabricação digital. Nesta disciplina é apresentada uma introdução à programação com a linguagem Python, em um contexto visual, dando ênfase à exploração gráfica e aos fins expressivos, pensada para quem nunca teve contato anterior com programação textual. Também são trazidos elementos da cultura de colaboração das comunidades de prática que se organizam em torno das ferramentas de software livre.
A disciplina aborda o conceito de tecnologias solares passivas e ativas, bem como a relação entre arquitetura e clima. Diversos parâmetros são necessários para garantir desempenhos e conforto no processo de criação. A convergência de ferramentas de análise com ferramentas de modelagem geométrica será utilizada simultaneamente indicando alterações nas formas exploradas e o impacto das variáveis climáticas no desempenho térmico e luminoso dos edifícios, demonstrando que podem reduzir os efeitos negativos e potencializar os efeitos positivos, no que diz respeito ao conforto ambiental e ao consumo racional de energia elétrica.
A disciplina promove o entendimento de uma metodologia para criação de projetos mais sustentáveis e inovadores, tomando como partido a observação e compreensão de elementos da natureza. Dentro do campo formalmente compreendido como Biomimética, mas buscando um caráter transdisciplinar, a disciplina se propõe a desenvolver um processo continuado de reflexão e proposição a partir da observação de fenômenos naturais, culminando em um projeto de design individual. O design com enfoque na natureza encontra campo aberto quando se empregam tecnologias digitais como ferramentas para potencializar a proposição de objetos complexos, criando geometrias, morfologias e materialidades a partir da observação, análise e compreensão de padrões da natureza de forma inovadora e funcional.
A disciplina discute a aplicação do conceito de customização em massa, já bastante familiar às indústrias de bens e serviços, à arquitetura e ao urbanismo. Inicialmente o conceito é apresentado e, em seguida, traz-se a discussão sobre a validade da sua aplicação nos desenhos de edifícios e espaços urbanos. Em um segundo momento, uma estratégia computacional é sugerida para que os alunos desenvolvam suas próprias propostas de aplicação.
Para compreender as formas arquitetônicas que são geradas por meio de um sistema lógico matemático, é importante a compreensão dos sistemas generativos como metodologias de geração e avaliação da forma. A Gramática da Forma é um desses sistemas generativos que vem sendo aplicado e pesquisado desde a década de 1960, a partir da criação de métodos de análise e síntese formal sistemática usados para a compreensão das formas existentes e para a criação de novas formas originais.
Análise e compreensão dos recursos, métodos, normas e ferramentas de interoperabilidade na indústria AEC (Arquitetura, Urbanismo e Construção Civil). Métodos de exportação e importação de arquivos com modelo de dados “não-proprietários” baseado no formato classificação IFC (Industry Foundation Classes).
Situar os discentes no contexto geral das linguagens de programação para arquitetura. Apresentar e discutir os níveis de interação entre o aprendizado da programação e o trabalho em conjunto com programadores profissionais e equipe ampliada em processos de projeto computacional. Apresentar, aprofundar e praticar as taxonomias das linguagens de programação visual para arquitetura, assim como seus tipos e estrutura de dados. Discutir os limites e estratégias de escalabilidade de código para linguagens de programação visual. Fomentar discussões analítico-críticas acerca da aplicação tecnológica na área.
As metodologias do projeto computacional estão intimamente ligadas com um processo de prototipagem e fabricação digital automatizado. É importante a compreensão de que o projeto computacional se potencializa e se materializa por meio de um “continuum digital”, desde a concepção computacional até sua fabricação com o uso de máquinas de controle numérico. Esta disciplina tem como intuito apresentar aos alunos os processos e ferramentas que fazem parte deste “continuum digital“ com o uso de exercícios teóricos e práticos, da concepção a elementos prototipados e fabricados, por meio de metodologias, ferramentas e máquinas apresentadas no decorrer do curso.
A abordagem é tratar dos conceitos da Realidade X (Realidade Estendida) abrangendo Realidade Virtual, Mista e Aumentada, assim como outros processos tecnológicos de imersão e interação, incluindo panorama histórico do desenvolvimento destas tecnologias como ferramenta de comunicação, entretenimento e trabalho. Abordagens no campo do cinema, games, design, arquitetura e construção civil. Técnicas: câmeras, softwares, hardwares, acessórios e aplicativos.
O sistema estrutural utilizado como elemento de design permite a construção de obras com forte apelo estético, porém, em alguns casos, esta possibilidade é desperdiçada por falta de ferramentas mais práticas que facilitem a transposição de conceitos básicos diretamente para o momento da concepção do projeto. Com o emprego de ferramentas digitais, o pré-dimensionamento de componentes estruturais pode ocorrer no mesmo momento em que as opções projetuais do arquiteto ou designer são tomadas, acelerando o processo de tomada de decisão. Técnicas e tecnologias de fabricação aplicadas a construção civil, utilizando a madeira como protagonista no processo de industrialização desse segmento.
Um Sistema Generativo (SG) é todo e qualquer sistema que auxilia o arquiteto ou designer na geração de opções, tanto para o projeto como um todo, ou partes dele. Quando o profissional faz uso de um SG, ele deixa de operar diretamente em toda a criação do objeto, mas sim no conjunto de regras e parâmetros necessários para geração automatizada de potenciais candidatos a serem escolhidos como a solução a ser construída ou fabricada. Métodos de composição de SG aplicados em exercícios práticos.
Trabalho Final de Curso: Paper nos eixos Sociedade Civil, Mercado e Terceiro Setor.

* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

carga horária: 400 horas

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Pós-Graduação

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PROF. ME. ANTONIO RODRIGUES NETTO

Coordenador do Curso

Arquiteto e Urbanista pela FAU-USP; Mestre pela FAU-USP; Advogado pela Faculdade de Direito – USP (São Francisco); professor na graduação de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; integrou a coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes de jan/2012 a dez/2018. Experiência em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na área de Planejamento Urbano e Regional; na área de Projeto Urbano de Sistema Viário e Transportes; e na área de Acessibilidade e Mobilidade Urbana.
projetos realizados por alunos

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