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Pós-Graduação

Moda e Sustentabilidade

Modalidade

EAD

Campus

Vila Mariana

Duração

3 Semestres

Horários

SEG E QUA, das 19h00 às 22h40

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Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

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Usando o cupom BAWEEK

Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso R$17.671,50*
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 519,91*R$ 18.716,94*
B30R$ 615,31*R$ 18.459,36*
C24R$ 715,47*R$ 17.171,50*
D18R$ 953,97*R$ 17.171,50*
EÀ vistaR$ 14.595,78*R$ 14.595,78*

*Valores referentes ao 1º semestre de 2025 (sujeito a alteração)

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos. Consulte o calendário na íntegra aqui.

Por que fazer Esse curso?

A especialização prepara o profissional para o desenvolvimento de novos modelos de negócios em Moda baseados na lógica da sustentabilidade, propondo reflexões críticas sobre o futuro da moda contemporânea nos trabalhos.
O curso é ideal para profissionais que desejam promover a inovação na moda a partir da sustentabilidade, conhecendo processos produtivos, criativos e comerciais.
O especialista estará apto a pesquisar, analisar o comportamento do consumidor, desenvolver novos produtos e estabelecer critérios de sustentabilidade sobre projetos.

VALORES

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Usando o cupom BAWEEK

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Valor do curso R$17.671,50*
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 519,91*R$ 18.716,94*
B30R$ 615,31*R$ 18.459,36*
C24R$ 715,47*R$ 17.171,50*
D18R$ 953,97*R$ 17.171,50*
EÀ vistaR$ 14.595,78*R$ 14.595,78*

CALENDÁRIO 2025

ÁREA DO ALUNO

DISCIPLINAS

DISCIPLINASHORAS

Marketing e uso de plataformas digitais na indústria da moda. Conceitos básicos de comunicação e sua importância na indústria da moda. Exploração das tendências atuais em comunicação de moda. Análise das principais plataformas de mídias sociais e seu papel na comunicação de moda. Estudo de estratégias eficazes de conteúdo para redes sociais.
A disciplina aborda a forma como as marcas de moda sustentável utilizam as plataformas de mídia digital para se comunicar com seus públicos, promover seus valores éticos e ambientais, e disseminar informações sobre práticas sustentáveis na indústria da moda.
Conceitos básicos de direito da moda e sua relevância na indústria. Exploração das áreas legais que afetam a moda, incluindo propriedade intelectual, contratos e responsabilidade civil.
Conceitos básicos de empreendedorismo sustentável. Planejamento de negócios, inovação, impacto social e ambiental. Exploração dos princípios do empreendedorismo sustentável e sua importância. Análise de modelos de negócios baseados na sustentabilidade, como economia circular, upcycling
Conceitos básicos de gestão de produtos e sua relação com a sustentabilidade na moda. Exploração dos desafios e oportunidades da gestão de produtos sustentáveis. Introdução ao design sustentável e seu impacto na indústria da moda. Exploração de práticas de design que consideram materiais, processos e ciclo de vida.
A evolução da moda, conceituação e perspectiva histórica. Fatores sociais, políticos e econômicos, e filosóficos que podem explicar a existência da moda e sua evolução diante da sociedade e os sujeitos da moda. Fundamentos da metodologia histórica, análise e crítica. Revisão de conceitos da história da moda no contexto contemporâneo e dos ensaios para uma moda com práticas sustentáveis.
Estudo das condições históricas da produção e consumo da moda no Brasil, a partir da articulação da sociedade moderna europeia com as suas influências na sociedade brasileira. A moda e a configuração social contemporânea brasileira. Transformações sofridas no sistema de moda no século XIX até a atualidade. Designers brasileiros. A identidade da moda brasileira.
Abrange uma variedade de tópicos relacionados à inovação na indústria têxtil e de confecção, abordando aspectos como novas tecnologias, materiais avançados, sustentabilidade e processos de produção. Diferenciações na Indústria Linear e na Indústria Circular. Conceitos básicos de inovação e sua aplicação na indústria têxtil e de confecção. Exploração dos desafios e oportunidades da inovação nesse setor.
Aborda a interseção entre a indústria da moda, o artesanato e a sustentabilidade. Essa abordagem envolve explorar como a combinação desses elementos pode promover práticas mais éticas, criativas e conscientes no mundo da moda. Conceitos básicos de moda, artesanato e sustentabilidade. Contribuir o olhar para as heranças culturais.
Estudos sobre a moda na contemporaneidade, a partir das teorias e estudos de comportamento de moda. A lógica social da moda. Estudos sobre a inter-relação dos campos de design e da moda. Processos de conscientização sobre a importância de abordar a cultura e a sustentabilidade na moda de maneira integrada. Estudo e análise de marcas que criam produtos que respeitem as tradições culturais, sejam socialmente responsáveis e tenham menor impacto ambiental. Cultura de consumo, percepção de como a moda é produzida, consumida e percebida em um cenário mais amplo. Estudos de como a moda reflete e respeita a cultura enquanto adota práticas mais sustentáveis.
Interseção entre moda e sustentabilidade, explorando como a indústria da moda pode ser mais consciente em relação ao meio ambiente, ao desenvolvimento econômico e ao desenvolvimento social. Conceitos básicos de sustentabilidade e seu papel na indústria da moda. Exploração dos desafios ambientais e sociais enfrentados pela indústria.
Estudos para a compreensão dos efeitos da indústria da moda no ambiente e na sociedade, bem como estratégias para mitigar esses impactos. Conceitos de economia circular e como aplicá-los na indústria da moda. Exploração de estratégias de reciclagem, reutilização, reparação e diminuição do desperdício.
Construção de um pensamento teórico crítico da moda enquanto fenômeno social, a partir de suas implicações históricas e culturais no mundo contemporâneo. Inter-relações entre imagem, aparência, consumo, sociedade e suas interações com as noções de ser e parecer no século XXI. A moda enquanto comunicação, cultura e lógica social no sistema capitalista.
Conceitos de pesquisa e sua aplicação na indústria da moda. Exploração das diferentes metodologias de pesquisa de moda. Desenvolvimento de habilidades em coleta, análise e interpretação de dados. Identificação e avaliação de fontes confiáveis de pesquisa, como livros, revistas, bancos de dados e recursos online. Análise de como as tendências influenciam o design, produção e consumo.
Varejo de moda consciente, incluindo estratégias de sustentabilidade, práticas éticas e abordagens inovadoras. Conceitos básicos de sustentabilidade e sua aplicação no varejo de moda. Exploração dos desafios e oportunidades do varejo sustentável. Como projetar espaços de varejo que refletem os valores de sustentabilidade. Exploração de marcas e produtos que adotam práticas responsáveis.
Trabalho Final de Curso: Paper nos eixos Sociedade Civil, Mercado e Terceiro Setor.

* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

carga horária: 400 horas

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Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

PROFA. MA. VALESKA FONSECA NAKAD

Coordenadora do curso

Presidente da CPA, Coordenadora do Curso de Design de Moda e Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Gerente de Projetos da Empresa R2E – Retail to Engage – ( Harley Davidson – SEBRAE Paraná – Leroy Merlin) Coordenou o Curso de Design de Moda da FEBASP de 2011 a 2016 – 1ª gestão. Coordenadora dos Cursos Ciência Cosmética e Biodiversidade Brasileira e Estética e Cosmética da mesma instituição. É mestre em Comunicação Contemporânea pela Universidade Anhembi Morumbi, (Dissertação defendida em 2008: Madonna e os Meios Massivos de Comunicação – Pactos para a construção de uma persona). Especialista em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e em Business Communication pela FIU- Florida International University (FL-USA). Possui graduação em Desenho Industrial – Projeto do Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998).Realizou curso técnico de estilismo de Moda na Itália, no Istituto Italiano della Moda (1992). Professora da Universidade Anhembi Morumbi, do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem – SP, INPG – Instituto Nacional de Pós Graduação, Universidade Estadual de Londrina-Pr e no MBA de Negócios da Moda. Orientadora de Projetos de TCC e Projetos Interdisciplinares na Universidade Anhembi Morumbi. Professora Orientadora de Projetos de TCC do Curso de Design de Mda da Belas Artes, além das disciplinas de Moda e Marketing, Criação e orientadora de Projetos de Iniciação Científica. Membro da CPA também desta mesma Instituição. Foi professora e orientadora de Projetos de TCC da Pós Graduação do Curso de Gestão e Desenvolvimento de Produtos do SENAC, INPG e IBModa. É consultora de Gestão de Negócios e Design. Trabalha com projetos de Design Estratégico e Moda. Palestrante Internacional tendo proferido a Palestra Educação de Design de Moda no Brasil no Evento Internacional da Lectra em Milão – Itália em 2014 e na Ilha de Guadalupe _ Caribe Francês – no Evento KREYOL FASHION Days em 2015. Realizou coleções de Jeanswear para a empresa da Turquia Arzu Jeans que foi comercializada no Magazine El Corte Inglês da Espanha.

Professores do curso

PROFA. DRA. MARIA CAROLINA GARCIA

PROFA. DRA. FLAVIA RODRIGUES

PROFA. DRA. TASSIA CAROLINE ZANINE

PROFA. DRA. THAIS GRACIOTTI

PROF. DR. GILBERTO MARIOT

PROF. MS. OTAVIO PEREIRA LIMA

PROF. MS. CARLOS RAMIRO PADILHA FENSTERSEIFER

PROFA. MS. FABIANA DANTAS MENDES DE LIMA

PROFA. MS. BIANCA MILANI

PROFA. MS. SILVANA HOLZMEISTER

PROFA. MS. HELOISA OMINE

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