Início » Matriz Cursos de Graduação » Rádio, TV e Internet
Rádio, TV e Internet
Bacharelado
Modalidade
Presencial
CAMPUS
Paraíso
DURAÇÃO
8 Semestres
HORÁRIOS
MANHÃ, das 7h30 às 12h50
Avaliação do MEC
Prof. Dr. Dirceu Lemos da Silva
Coordenador do curso
Doutor em Comunicação Social, jornalista e radialista graduado, com especializações em Comunicação e Produção Executiva. Foi produtor de televisão por 19 anos, tendo experiência na direção e produção de documentários e curtas metragens, na produção executiva de filmes publicitários e na produção de RTVC em agência publicitária. Desde 2004, é docente e atualmente leciona na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Sobre
O CURSO
Valores
Cursos de Graduação
Parcelas Mensais e Consecutivas | |
---|---|
Manhã | R$ 3.543,33* |
A expansão das redes sociais, a convergência de mídias e a necessidade de projetos audiovisuais fazem com que surjam constantemente novas possibilidades para o profissional de Rádio, TV e Internet. A prova é que ele é o profissional que:
Trabalhos práticos de alunos premiados em concursos como o Expocom Sudeste 2021 da Intercom nas categorias “roteiro de filme de ficção” e “videoclipe”.
Disciplinas que se relacionam com outras áreas de Comunicação propiciando uma formação mais completa como “Produção publicitária audiovisual”, “Jornalismo sonoro e radiojornalismo” e “Jornalismo audiovisual e telejornalismo”.
Matérias inovadoras como “Games, realidade virtual e experiências imersivas” e “Inovação audiovisual para formatos digitais, móveis e em rede”.
Organização de acervos e preservação da memória audiovisual no “Núcleo de Estudos em Teledramaturgia” e no “Museu da TV, Rádio & Cinema”.
Diante destas possibilidades, você fica cheio de ideias na cabeça – e a Belas Artes quer que você coloque todas em ação! Por isso, nosso curso de Rádio e TV – avaliado com nota máxima no MEC – tem um grande diferencial: já no primeiro semestre, você realizará exercícios práticos com câmera na mão, e editará vídeos e peças sonoras em espaços e experiências como:
Como é nossa
Matriz Currícular
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 |
CULTURA MUSICAL E LINGUAGEM SONORA | 80 |
FILOSOFIA | 40 |
FUNDAMENTOS E ORGANIZAÇÃO DO RÁDIO E DA TV | 40 |
HISTÓRIA DA ARTE: DA ANTIGUIDADE AO SÉCULO XIX | 40 |
HISTÓRIA DO RÁDIO, DA TV E DA INTERNET | 40 |
METODOLOGIA DE PESQUISA | 40 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA I – TEORIA E HISTÓRIA | 60 |
REDAÇÃO E ROTEIRO PARA FORMATOS AUDIOVISUAIS | 80 |
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO | 40 |
SUBTOTAL | 500 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE ÁUDIO | 40 |
HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 40 |
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO | 40 |
INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO | 40 |
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA | 40 |
LINGUAGENS E ESTÉTICAS AUDIOVISUAIS | 40 |
LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO | 80 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA II – LINGUAGEM E PRODUÇÃO | 60 |
PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO EM ÁUDIO E VÍDEO | 80 |
SOCIOLOGIA | 40 |
SUBTOTAL | 500 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I | 40 |
CAPTAÇÃO DE IMAGEM E DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA | 80 |
COMUNICAÇÃO VISUAL | 40 |
CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO | 40 |
EDIÇÃO DE VÍDEO | 80 |
INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO | 40 |
JORNALISMO SONORO E RADIOJORNALISMO | 40 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA III – CAPTAÇÃO E EDIÇÃO | 60 |
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO | 40 |
REDES SOCIAIS E INFLUENCIADORES DIGITAIS: ESTRATÉGIAS | 40 |
SUBTOTAL | 500 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II | 40 |
DESIGN THINKING | 40 |
DIREÇÃO DE ARTE NO AUDIOVISUAL | 40 |
DIREÇÃO DE ATORES, PRODUÇÃO DE ELENCO E DUBLAGEM | 80 |
DRAMATURGIA EM RÁDIO, TV E STREAMING | 40 |
OPTATIVA I | 40 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA IV – PRODUÇÃO FICCIONAL | 60 |
ROTEIRO DE FICÇÃO AUDIOVISUAL | 80 |
STORYTELLING | 40 |
TRILHA SONORA E PÓS-PRODUÇÃO DE ÁUDIO | 40 |
SUBTOTAL | 500 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III | 40 |
FUNDAMENTOS DE MARKETING | 40 |
GESTÃO AUDIOVISUAL E PRODUÇÃO EXECUTIVA | 40 |
JORNALISMO AUDIOVISUAL E TELEJORNALISMO | 80 |
MÍDIAS SOCIAIS: MONITORAMENTO | 40 |
OPTATIVA II | 40 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA V – INFORMAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO | 60 |
PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS ESPORTIVOS | 40 |
PROGRAMAÇÃO, AUDIÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO EM RÁDIO E TV | 40 |
VINHETAS, ANIMAÇÕES E EFEITOS VISUAIS | 80 |
SUBTOTAL | 500 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV | 40 |
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL | 40 |
DOCUMENTÁRIO E GRANDE REPORTAGEM | 80 |
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 40 |
ESTRATÉGIAS E CONTEÚDOS PARA INTERNET | 40 |
GAMES, REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS | 40 |
OPTATIVA III | 40 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA VI – INOVAÇÃO E SEGMENTAÇÃO | 60 |
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA AUDIOVISUAL | 80 |
VIDEOCLIPE, VIDEOARTE E POÉTICAS DO AUDIOVISUAL | 40 |
SUBTOTAL | 500 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES V | 40 |
AUDIOVISUAL, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE | 40 |
BRANDING | 40 |
CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA | 40 |
DIREÇÃO EM RÁDIO E MÍDIAS SONORAS | 80 |
DIREÇÃO EM TV E MÍDIAS AUDIOVISUAIS | 80 |
LEGISLAÇÃO E ÉTICA EM RÁDIO, TV E INTERNET | 40 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA VII – DIREÇÃO | 60 |
PROJETOS CULTURAIS, EDITAIS E LEIS DE INCENTIVO | 40 |
TCC: PRÉ-PROJETO, METODOLOGIA E REFERÊNCIAS | 40 |
SUBTOTAL | 500 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES VI | 40 |
CURADORIA E CRÍTICA DO AUDIOVISUAL | 40 |
ESTRATÉGIA TRANSMÍDIA E PRODUÇÃO MULTIPLATAFORMA | 40 |
FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS | 40 |
FORMATOS E ADAPTAÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS | 80 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) | 40 |
SUBTOTAL | 280 |
TOTAL
3.780 Horas
8 Semestres
4 Anos
O aluno deverá cursar 120 horas de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído por LIBRAS e por outras disciplinas ofertadas pelos cursos EAD da Instituição.
Exclusividades
para o
#TIMEBELASARTES
A Belas Artes valoriza a aquisição de competências múltiplas ao longo da formação dos estudantes. São considerados diversos domínios que transcendem as competências técnicas das áreas da economia criativa, por conta disso a Belas Artes oferece serviços e atividades exclusivas para que seus alunos tenham uma formação ainda mais completa.
COMO É
O MERCADO DE TRABALHO
É responsável pela direção, roteirização, fotografia, sonorização, montagem e edição de filmes e vídeos.
Em 2020, quando o rendimento médio do mercado de trabalho foi de R$ 2.924,00, o salário médio dos profissionais criativos foi de R$ 6.926,00.
As áreas de Consumo e Tecnologia são as que mais se destacam no crescimento, com taxas de expansão de 20% e 12,8% entre 2017 e 2020, respectivamente.
935 mil
É o número que a Indústria Criativa empregou em 2020, uma alta de 11,7% em relação a 2017
Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).
2020 Também foi o ano onde o PIB criativo totalizou R$217,4 Bilhões – Valor comparável à produção total do setor de construção civil
Dos anos de 2018 a 2020 a taxa de crescimento do PIB Criativo supera a taxa de crescimento do PIB Brasileiro, entre 2,8% e 5,2%
Inscreva-se agora no curso
Rádio, TV e Internet
E faça parte do nosso time de mentes criativas
edital 2023.1
Aqui você confere todos os cursos de graduação oferecidos, modalidades do vestibular, instrução sobre o local de provas, entre outros.