menu

Jornalismo

Bacharelado

Envie para um amigo ou compartilhe:

Modalidade

Presencial

CAMPUS

Paraíso

DURAÇÃO

8 Semestres

HORÁRIOS

MANHÃ, das 7h30 às 12h50

Avaliação do MEC

Sobre

O CURSO

Valores

Cursos de Graduação

Parcelas Mensais e Consecutivas
ManhãR$ 3.031,93*
*Valores sem desconto referente a 2024/2
— Descontos a partir de 20% para o 1º semestre do curso–
Você já percebeu que o cenário da comunicação está em constante transformação, certo? Neste contexto, o desafio do jornalista é encontrar novas maneiras de criar conteúdo e adaptá-los para diferentes plataformas com um objetivo em comum: manter uma conexão cada vez mais próxima com um público. O jornalista deve ser o profissional:
Responsável pela pesquisa, captação, produção e publicação de notícias, reportagens, entrevistas, artigos e imagens, de caráter jornalístico, para os diversos meios, veículos e plataformas de comunicação, sejam eles offline ou online
Que estuda técnicas de comunicação digital e empresarial, reportagem, redação, edição, fotojornalismo e de pesquisa
Com ética e transparência, que promove a difusão e acesso às informações e ao conhecimento científico e cultural, adequando as mensagens jornalísticas às características dos meios, linguagens e perfis dos públicos receptores

Como é nossa

Matriz Curricular

DISCIPLINASHORAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL40
CULTURA BRASILEIRA40
ESCRITA JORNALÍSTICA80
ESFERAS DO PODER40
FILOSOFIA40
HISTÓRIA DA ARTE: DA ANTIGUIDADE AO SÉCULO XIX40
MODELOS DE TEXTOS INFORMATIVOS40
PRINCÍPIOS DO JORNALISMO EM ÁUDIO E VÍDEO80
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 1 – PRINCÍPIOS DO JORNALISMO60
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO40
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
SOCIOLOGIA40
HISTÓRIA DA MÍDIA40
HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA40
INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO40
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA40
REDAÇÃO JORNALÍSTICA80
HISTÓRIA E TEORIAS DO JORNALISMO40
RADIOJORNALISMO E PRODUÇÃO EM ÁUDIO80
SEMIÓTICA DA CULTURA E DA MÍDIA40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 2 – INFORMAÇÃO EM ÁUDIO60
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I40
COMUNICAÇÃO VISUAL40
EDITORIA DE POLÍTICA E ECONOMIA40
ETAPAS DO TRABALHO CIENTÍFICO40
FOTOJORNALISMO80
INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO40
JORNAL DIGITAL80
PLANEJAMENTO VISUAL E GRÁFICO40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA III – INFORMAÇÃO DE ORIGEM IMPRESSA60
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO40
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ASSESSORIA DE MÍDIAS40
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II40
EDIÇÃO DE IMAGEM E SOM80
EDITORIA DE CULTURA40
EDITORIA DE MEIO AMBIENTE40
GLOBALIZAÇÃO E INTERCULTURALIDADE40
NARRATIVAS VISUAIS DIGITAIS40
OPTATIVA I40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA IV – INFORMAÇÃO EM TV60
TELEJORNALISMO E PRODUÇÃO EM AUDIOVISUAL80
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III40
COMUNICAÇÃO CORPORATIVA40
DOCUMENTÁRIO E VIDEORREPORTAGEM80
EDITORIA DE MODA40
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO40
INFORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO80
JORNALISMO OPINATIVO40
OPTATIVA II40
PRÁTICAS DE PRODUÇÃO INTEGRADAS: FORMAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA V – INFORMAÇÃO EM DOCUMENTÁRIO60
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV40
CIDADE E COMUNIDADE80
CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA40
CULTURA, PÚBLICOS E RECEPÇÃO40
EDITORIA DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO40
EDITORIA DE ESPORTES40
EDITORIA INTERNACIONAL40
OPTATIVA III40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA VI – INFORMAÇÃO EM CONVERGÊNCIA DIGITAL60
REVISTA DIGITAL80
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES V40
COMUNICAÇÃO, MULTICULTURALISMO E DIREITOS40
DIREITOS HUMANOS40
ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM JORNALISMO40
ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS I80
ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM JORNALISMO40
MERCADO DE NEGÓCIOS EM JORNALISMO40
MÍDIAS SOCIAIS: MONITORAMENTO40
PESQUISA, METODOLOGIA E REFERÊNCIAS80
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 7 – PLANEJAMENTO DE PESQUISA60
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
APRESENTAÇÃO DE PROJETOS JORNALÍSTICOS40
ATIVIDADES COMPLEMENTARES VI40
ESCRITA EM JORNALISMO LITERÁRIO40
ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS 280
GESTÃO DE CARREIRA E PRÁTICAS EMERGENTES EM JORNALISMO40
TCC: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO40
SUBTOTAL280

TOTAL

4.000 Horas
8 Semestres
4 Anos

O aluno deverá cursar 120 horas de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído por LIBRAS e por outras disciplinas ofertadas pelos cursos EAD da Instituição.

PROF. DR. MATHEUS TAGÉ VERÍSSIMO RIBEIRO

Coordenador do curso

Pós-Doutorado com o projeto Gamificação Fotográfica: Paradigmas da Pós-Fotografia. Doutor em Comunicação, possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo, Especialização em Imagem e Comunicação e Mestrado em Comunicação. É pesquisador na área de Comunicação, Gamificação Fotográfica, Cultura da Convergência, Narrativa Transmídia, Storytelling, Roteiro, Cinema, Games, Linguagem Fotográfica, Pós-Fotografia e Cultura Pop. Atua como fotojornalista e colunista do Jornal A Tribuna de Santos. Autor do livro ‘Isto não é só Cinema’.

Exclusividades
para o

#TIMEBELASARTES
A Belas Artes valoriza a aquisição de competências múltiplas ao longo da formação dos estudantes. São considerados diversos domínios que transcendem as competências técnicas das áreas da economia criativa, por conta disso a Belas Artes oferece serviços e atividades exclusivas para que seus alunos tenham uma formação ainda mais completa.
NEI
BA creative collectibles
Nota máxima MEC
logo STB - student travel bureal, exclusividade Belas Artes

COMO É

O MERCADO DE TRABALHO
ícone media salarial
Em 2020, quando o rendimento médio do mercado de trabalho foi de R$ 2.924,00, o salário médio dos profissionais criativos foi de R$ 6.926,00.
ícone tecnologia e consumo
As áreas de Consumo e Tecnologia são as que mais se destacam no crescimento, com taxas de expansão de 20% e 12,8% entre 2017 e 2020, respectivamente.

935 mil

É o número que a Indústria Criativa empregou em 2020, uma alta de 11,7% em relação a 2017
Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).
ícone pib criativo
2020 Também foi o ano onde o PIB criativo totalizou R$217,4 Bilhões – Valor comparável à produção total do setor de construção civil
ícone crescimento pib criativo
Dos anos de 2018 a 2020 a taxa de crescimento do PIB Criativo supera a taxa de crescimento do PIB Brasileiro, entre 2,8% e 5,2%

Inscreva-se agora no curso

Jornalismo

E faça parte do nosso time de mentes criativas

edital

Aqui você confere todos os cursos de graduação oferecidos, modalidades do vestibular, instrução sobre o local de provas, entre outros.