Bacharelado

Cinema e Audiovisual

Modalidade

Presencial

Campus

Vila Mariana

Duração

8 Semestres

Horários

MANHÃ, das 7h30 às 12h50,
TARDE, das 13h30 às 18h00 E
NOITE, das 18h30 às 23h00

Modalidade

Presencial

Campus

Vila Mariana

Duração

8 Semestres

Horários

MANHÃ, das 7h30 às 12h50,
TARDE, das 13h30 às 18h00 E
NOITE, das 18h30 às 23h00

Modalidade

Presencial

Campus

Vila Mariana

Duração

8 Semestres

Horários

MANHÃ, das 7h30 às 12h50,
TARDE, das 13h30 às 18h00 E
NOITE, das 18h30 às 23h00

Parcelas Mensais e Consecutivas
ManhãR$ 3.640,14
TardeR$ 3.235,68
NoiteR$ 3.987,90
*Valores sem desconto referente a 2025/1
— Descontos a partir de 20% para o 1º semestre do curso–

Sobre o curso

O curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual contribui para uma formação completa, que vai além de conteúdo para produção de filmes e séries. Você compreenderá o cinema como um espaço de construção do imaginário, com visões específicas sobre sua representação social e histórica, seus processos de produção, criação, comercialização e veiculação.

Sua jornada de desenvolvimento será trilhada com projetos pessoais e autorais, abordando o cinema como negócio, sua história, formas de integração com outras artes, criação, produção, efeitos visuais, marketing e muito mais.

– Belas Artes além de teoria, prática e muita arte: você terá contato com grandes profissionais do Cinema — professores e convidados para aulas especiais!

O profissional de Cinema formado pela Belas Artes:

Conhece as histórias e linguagens da cinematografia dos mais diversos países, com foco no Brasil e na preservação de sua memória e acervo;
Pesquisa e está atualizado sobre multiplataformas e novas mídias
Estuda e experimenta a relação do Cinema com as outras artes: artes visuais, música, literatura e outras;
Participa da organização de festivais e eventos diversos relacionados ao cinema.
Participa e sabe atuar em todo o processo de realização de um filme: pré-produção, pós-produção, efeitos visuais, marketing, divulgação e exibição
MATRIZ CURRICULAR
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL40
AUDIOVISUAL E MÚSICA: DOCUMENTÁRIOS, ANIMAÇÕES E VIDEOCLIPES40
FUNDAMENTOS DA ANIMAÇÃO40
HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO40
HISTÓRIA DA ARTE NO CINEMA40
HISTÓRIA DA ARTE: DA ANTIGUIDADE AO SÉCULO XIX40
HISTÓRIA E LINGUAGEM DO CINEMA EUROPEU40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA – O CINEMA COMO ARTE60
ROTEIRO DE FICÇÃO: ESTRUTURAS NARRATIVAS80
VIDEOARTE E VIDEOPERFORMANCE40
SUBTOTAL460
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
A REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA NO CINEMA40
ANÁLISE FÍLMICA, PESQUISA E MEMÓRIA80
CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA40
DRAMATURGIA E PERSONAGEM: LEITURA E CRIAÇÃO40
HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA40
HISTÓRIA E LINGUAGEM DO CINEMA AMERICANO40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA – TEORIAS E
HISTORICIDADE
60
REGIONALISMOS NO CINEMA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS40
SEMIÓTICA40
TEORIAS E ESTÉTICAS DO CINEMA40
SUBTOTAL460
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
A DIVERSIDADE NO CINEMA40
ADAPTAÇÃO DE OBRAS: CINEMA E LITERATURA40
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 40
CINEMA E AS CIÊNCIAS SOCIAIS40
CRÍTICA DE ARTE40
CULTURA AFROAMERÍNDIA BRASILEIRA40
HISTÓRIA DO DOCUMENTÁRIO40
HISTÓRIA E LINGUAGEM DO CINEMA AFRICANO40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA – CRIAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE60
ROTEIRO E PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO80
SUBTOTAL460
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 40
CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO40
DISTRIBUIÇÃO, DIVULGAÇÃO E EXIBIÇÃO40
FORMATAÇÃO DE PROJETOS E EDITAIS40
HISTÓRIA E LINGUAGEM DO CINEMA ASIÁTICO E DA OCEANIA40
LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM40
OPTATIVAS40
PRODUÇÃO ARTÍSTICA E EXECUTIVA40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA – PRÉ- PRODUÇÃO: PRODUZINDO SONHOS60
STORYTELLING, CINEMA EXPANDIDO E NOVAS FORMAS NARRATIVAS80
SUBTOTAL460
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 40
DIREÇÃO DE ATORES E PREPARAÇÃO DE ELENCO40
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA E ILUMINAÇÃO80
DIREÇÃO E LINGUAGEM AUDIOVISUAL40
ÉTICA E POLÍTICAS CULTURAIS40
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA40
HISTÓRIA E LINGUAGEM DO CINEMA DA AMÉRICA LATINA40
OPTATIVAS40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA – PRODUÇÃO:
LUZ E SOM
60
SONOPLASTIA E TRILHA MUSICAL40
SUBTOTAL460
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 40
CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE SOM40
CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO40
CULTURA, PÚBLICO E RECEPÇÃO40
DIREÇÃO DE ARTE: CENÁRIOS E LOCAÇÕES40
DIREÇÃO DE ARTE: FIGURINOS, CABELO E MAQUIAGEM80
DUBLAGEM, LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO40
GLOBALIZAÇÃO40
OPTATIVAS40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA – PRODUÇÃO: CRIAÇÃO ARTÍSTICA60
SUBTOTAL460
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
ANTROPOLOGIA URBANA40
ATIVIDADES COMPLEMENTARES40
CINEMA E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS40
CRIAÇÃO DE EFEITOS SONOROS: SOUND DESIGN40
HISTÓRIA E LINGUAGEM DO CINEMA BRASILEIRO40
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA40
MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA E EFEITOS VISUAIS80
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA – PRÉ- PRODUÇÃO: EFEITOS ESPECIAIS60
PSICOLOGIA NO CINEMA40
TCC: PROJETOS40
SUBTOTAL460
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 40
ORIENTAÇÃO INTEGRADA 1: PESQUISA, CURADORIA E PRESERVAÇÃO FÍLMICA60
ORIENTAÇÃO INTEGRADA 2: LINGUAGEM E NARRATIVA AUDIOVISUAIS60
ORIENTAÇÃO INTEGRADA 3: PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA60
TÓPICOS: COLLECTIBLES40
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)40
SUBTOTAL300

O aluno deverá cursar 120 h/a de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído, além da disciplina de Libras, também por disciplinas oferecidas pelos demais cursos da Instituição. O aluno deverá realizar a escolha da disciplina optativa via portal acadêmico, conforme prazos previamente divulgados no calendário escolar, de cada período letivo. A carga horária de disciplinas optativas deverá ser cumprida até o último semestre do curso.

3.520 Horas
8 Semestres
4 anos

Aqui você confere todos os cursos de graduação oferecidos, modalidades do vestibular, instrução sobre o local de provas, entre outros.

Parcelas Mensais e Consecutivas
ManhãR$ 3.640,14
TardeR$ 3.235,68
NoiteR$ 3.987,90
*Valores sem desconto referente a 2025/1
— Descontos a partir de 20% para o 1º semestre do curso–

PROF. DR. GUILHERME BRYAN

Coordenador do curso

Criador, coordenador e professor do curso de graduação em Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Belas Artes em São Paulo. Também é coordenador de cursos de pós-graduação, incluindo Cinema, Mercado da Música e Teledramaturgia. É diretor, roteirista e pesquisador de séries de TV, tem doutorado em Meios e Processos Audiovisuais, e é autor de dois livros.

Prof. Dr. WAGNER MIRANDA DIAS

Coordenador do curso

Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica, na linha de pesquisa Processos de Criação na Comunicação e na Cultura, formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em História das Artes – Teoria e Crítica e Graduado em Artes Visuais e em Teatro pela Faculdade Paulista de Artes (FPA). É ator formado na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) no Rio de Janeiro e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Arte: Dança, Cognição e Criação da UFBA (CNPq). É professor, arte-educador, diretor de teatro, preparador vocal, músico, dramaturgo, ator, cenógrafo, figurinista, performer e artista visual. Foi professor do curso de especialização em História da Arte – Teoria e Crítica da Faculdade Paulista de Artes de 2016 até 2021 e artista orientador durante quatro edições do Projeto Teatro Vocacional (2008, 2009, 2011, 2012), da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo. Como ator, trabalhou com diretores como Tizuka Yamazaki, Marcio Aurélio, Amir Haddad, Daniela Thomas, Vladimir Capella, Márcio Vianna, Gabriel Villela, entre outros. Dirige a Cia de Navegação Teatral em São Paulo e é investigador colaborador e professor do Mestrado em Processos de Criação Universidade do Algarve (UAlg) e pesquisador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC – UAlg). Integra o corpo docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (Pós-graduação e Graduação). Foi Membro da diretoria da Associação de Pesquisa em Pós-graduação em Crítica Genética (APCG) de 2018 até 2024 e editor da Revista Manuscrítica- Revista de Crítica Genética (USP) no mesmo período. É editor da coleção de livros Processos de Criação, do CIAC (UAlg). Autor do livro Roberto Alencar: o corpo em trânsito (2022) e de artigos publicados em periódicos como Revista Significação, Revista Brasileira de Estudos da Presença, Revista Rotura, Revista Moringa, Revista Rascunhos: Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, entre outros.

Exclusividades
para o #TIMEBELASARTES

A Belas Artes valoriza a aquisição de competências múltiplas ao longo da formação dos estudantes.
São considerados diversos domínios que transcendem as competências técnicas das áreas da economia criativa, por conta disso a Belas Artes oferece serviços e atividades exclusivas para que seus alunos tenham uma formação ainda mais completa.

STB
Nota máxima MEC
BA creative collectibles
NEI

Transforme Seu Futuro com a Belas Artes

Descubra um mundo onde sua criatividade não conhece limites. Os cursos de graduação da Belas Artes são projetados para libertar seu potencial e equipá-lo com tudo que você precisa para brilhar em sua carreira. Com um currículo inovador, infraestrutura de ponta e uma comunidade vibrante de criativos, você está pronto para fazer a diferença.

Próxima Turma em Breve

Aproveite a oportunidade de turbinar sua carreira e alcançar seus objetivos! Inscreva-se agora para ser um dos primeiros a ser avisado quando nosso curso abrir.