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Publicidade e Negócios

Pós-Graduação

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Pós-Graduação

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Modalidade

Presencial

CAMPUS

Votorantim

DURAÇÃO

3 Semestres

Horários

TER E QUI das 19h00 às 22h40* *+5 sábados de acordo com a matriz curricular

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos. Consulte o calendário na íntegra aqui.

Por que fazer

Esse curso?

A Pós-graduação em Publicidade e Negócios tem como objetivo oferecer ferramentas publicitárias capazes de orientar, desenvolver e criar novos nichos de negócios locais e regionais e atender às demandas mercadológicas sempre propondo formas inovadoras e eficazes na condução da comunicação publicitária.
O curso é ideal aos profissionais formados em publicidade e propaganda, comunicação social e nas diversas áreas afins assim como interessados que buscam se atualizar e aperfeiçoar no uso e nas técnicas publicitárias de forma inovadora e assertiva.
O especialista estará apto a gerenciar estratégias de comunicação publicitária e a propor soluções em áudio, vídeo, impressas nas diversas mídias além de dialogar com outras possibilidades do fazer publicitário de forma persuasiva articulada com seu modelo de negócio.

VALORES

Valores

Cursos de Pós-Graduação

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Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso de R$ 19.845,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 585,72*R$ 21.086,05*
B30R$ 693,19*R$ 20.795,88*
C24R$ 806,04*R$ 19.345,00*
D18R$ 1.074,72*R$ 19.345,00*
EÀ vistaR$ 16.443,25*R$ 16.443,25*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2024 (sujeito a alteração)

CALENDÁRIO 2024

ÁREA DO ALUNO

QUAIS SERÃO

SUAS DISCIPLINAS

DISCIPLINASHORAS

Modelos de negócios publicitário tendências: talento flexível, produtividade, lucratividade e agilidade. A ciência dos sistemas complexos e os impactos no ambiente de negócios. Planejamento estratégico baseado em cenários: abordagens, métodos de análises e planos de ação. O modelo de negócios como estratégia e diferencial competitivo de comunicação.
A interação entre os clientes (organizações, empresas, marcas anunciantes) e as agências de publicidade no cenário contemporâneo. Os novos modelos de agências de publicidade em relação com as atuais demandas dos clientes. As dinâmicas de desenvolvimento de um projeto desde o briefing até a veiculação. O contexto cultural, econômico e social como elemento mediador nas novas dinâmicas de trabalho entre agências e clientes. O tratamento sobre os reais problemas: a passagem do business problem (problema de marketing) ao human problem (problema de comunicação humana). O processo de transformação de um briefing mercadológico, elaborado pelo cliente, em um brief estratégico e criativo, elaborado pela agência.
Fundamentos de gestão de negócios e melhores práticas para entregar resultado de valores para os clientes. Fundamentos da Inovação e inovação de processos. Gestão e Cultura da Inovação para atender objetivos estratégicos da agência. Ferramentas para Inovação em processos. Ecossistema de Inovação Publicitário e Sustentabilidade.
O incentivo à diversidade na publicidade brasileira: análise dos programas de inclusão das agências, das entidades do ecossistema publicitários, suas implicações e tendências no negócio, nas relações de trabalho, com o cliente e a sociedade. As agendas dos grupos minorizados e a comunicação publicitária. O planejamento estratégico da comunicação da diversidade e inclusão.
As tendências legais para o negócio publicitário das novas formas de trabalho no mercado publicitário (free lance, MEI e trabalho em rede) e as implicações dos direitos autorais. Os desafios da implementação do LGPD no planejamento de ações de comunicação e relacionamento das marcas. O phygital e a legislação publicitária.
A jornada do novo consumidor em dados para o planejamento de mídia. A evolução das plataformas de redes sociais no impacto do estudo da audiência. Tendências de medições de campanhas crossmídia.
A evolução dos modelos de gestão de projetos tradicionais x colaborativos. A cultura da colaboração e níveis de maturidade. Etapas de planejamento de um projeto colaborativo: ferramentas de colaboração e auto-organização da equipe; divisão de tarefas e recursos, dinâmicas coletivas (cliente, fornecedores).
A criação publicitária: aspectos gerais. A criação publicitária e a cultura local. A dinâmica regional do interior de São Paulo e a comunicação publicitária.
Narrativas para emocionar e despertar a empatia do público. Formatos e contextos para gerar interação e convergência nas mídias: a conversa entre marca e consumidores. A customização da linguagem e a influência do comportamento social. Tendências das tecnologias impressivas na produção publicitária.
Processo de comunicação: conceitos estratégicos, comunicação institucional, stakeholders, crises, comunicação mercadológica, promoção institucional, promoção de vendas para pequenas e médias empresas. Comunicação mercadológica: merchandising em meios de comunicação, merchandising no ponto de venda, propaganda, objetivos, público-alvo e alocação de verbas, briefing e planejamento da campanha, processo de criação, veiculação. Aspectos operacionais: propaganda, veículos, produção, promoção, eventos, patrocínios e doações.
Criação publicitária: definições, funções, processos e recursos criativos. Conceitos de criação e cocriação, estratégia de comunicação e plano de trabalho. Criatividade e técnicas para processos coletivos e colaborativos de criação. Práticas de criação na publicidade. Tendências e novos modos de fazer a criação publicitária.
O conceito de influência. Tipos de influência. Persuasão na publicidade. Como influenciar pessoas.
Processos de criação e produção de peças publicitárias para rádio e rádio na internet. Recursos técnicos, narrativas persuasivas, formatos, e linguagens sonoras.
A linguagem publicitária e a imagem em movimento. Técnicas de produção em vídeo. Produção e execução de roteiros publicitários para vídeo em mídia massiva e sociais. Tendências da publicidade em vídeo para redes sociais.
Mídia out-of-home: linguagem e públicos. Tendências do comportamento contemporâneo. Estratégias de marketing omnichannel e a publicidade OOH.
  • carga horária: 400 horas
  • 3 Semestres
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

PROF. DR. RONALDO MATHIAS

Coordenador do curso
Possui Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2006. Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC) em 2001 e Graduação em Direito pela Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-MG) em 1995. Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda. Professor da Graduação Teorias da Comunicação, Antropologia e História da Arte e Produção de Conteúdo para Redes Sociais. Coordenador da Pós em História da Arte. Autor do livro Antropologia e Arte (2014) pela Editora Claridade (Nova Alexandria) e Antropologia Visual (2016), pela Nova Alexandria.

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