menu

Comunicação Institucional [EAD]

Tecnológico

Envie para um amigo ou compartilhe:

Modalidade

EAD

CAMPUS

São Paulo e Votorantim

DURAÇÃO

4 Semestres

Avaliação do MEC

Sobre

O CURSO

Valores

Cursos de Graduação

Parcelas Mensais e Consecutivas
EAD, SP, Vila MarianaR$ 594,25*
EAD, SorocabaR$ 594,25*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2024 (sujeito a alteração)
Metodologia
Nos cursos EAD do Centro Universitário Belas Artes os alunos estudam com conteúdos exclusivos e autorais, em uma plataforma interativa. Além dos ebooks, também podem encontrar vídeos, podcasts e outros recursos didáticos que auxiliam no processo de aprendizagem. O aluno é acompanhado por professores e tutores, conta com plantões de dúvidas online e presenciais com os tutores e dois encontros presenciais por semestre onde poderá realizar networking, conhecer os professores e interagir com os demais colegas de turma, além de desenvolver atividades pedagógicas que fazem parte de suas disciplinas e contribuem para sua formação.

Informações
2 encontros presenciais, no fim de semana, ao longo do semestre com lista de presença.



A Comunicação Institucional é pilar fundamental para o sucesso de uma empresa, por ser responsável pela promoção e preservação da imagem da instituição e também por alinhar e organizar a comunicação interna entre os colaboradores. Desta forma, é importante consolidar esta área com profissionais preparados para se comunicar nestas frentes, de forma assertiva.

O Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional leva o aluno a entender os departamentos de comunicação e marketing de empresas e agências, tanto em âmbito nacional quanto regional. Para construir o conhecimento teórico e prático, a matriz curricular será composta por quatro módulos complementares e interdisciplinares: Instrumentação, Comunicação Institucional, Comunicação Integrada, Eventos e Protocolos.

Ao longo do curso o repertório audiovisual do aluno será aprofundado e sua técnica pessoal será desenvolvida, com a realização de oito projetos, em técnicas distintas, e alinhados às necessidades e exigências do mercado, apoiados por professores conceituados e que atuam no segmento.

O profissional estará apto a organizar eventos, produzir jornais, revistas e comunicados para os funcionários, conduzir a relação da instituição com a imprensa, implementar e gerenciar projetos de comunicação integrada, atuar no planejamento da comunicação interna e no plano de negócios.

Promover, consolidar e preservar a imagem da instituição;
Realizar ações de comunicação dentro da instituição;
Agir de forma ética e transparente, colaborando ativamente para a necessária transformação da sociedade.
Produzir materiais de comunicação da empresa (jornais, revistas, comunicados e conteúdos para intranet);
Organizar e produzir eventos internos e externos;

Como é nossa

Matriz Curricular

Instrumentação

DISCIPLINASHORAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL40
CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL40
COMUNICAÇÃO DIGITAL40
COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES40
CONCEITOS E PRÁTICAS DE MARKETING40
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO40
ETAPAS DO TRABALHO CIENTÍFICO40
HISTÓRIA DA ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA40
PRODUÇÃO DE TEXTOS40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 1 – INSTRUMENTAÇÃO
60
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1
30
SUBTOTAL450

Comunicação Institucional

DISCIPLINASHORAS
ASSESSORIA DE IMPRENSA40
ATENDIMENTO, PROSPECÇÃO E NEGOCIAÇÃO40
BRANDING E IDENTIDADE CORPORATIVA40
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL40
ESCRITA CRIATIVA40
GESTÃO DE PROJETOS40
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE40
PRODUÇÃO GRÁFICA40
PUBLICIDADE DIGITAL40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 2 – COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
60
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2
30
SUBTOTAL400

Comunicação Integrada

DISCIPLINASHORAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL40
COMUNICAÇÃO INTEGRADA40
COMUNICAÇÃO PROMOCIONAL40
GESTÃO DE IMAGEM E RELAÇÕES PÚBLICAS40
GESTÃO DE PESSOAS40
OPTATIVA40
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS40
PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS40
RELAÇÕES PÚBLICAS40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 3 – COMUNICAÇÃO INTEGRADA
60
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 3
30
SUBTOTAL450

Eventos e Protocolos

DISCIPLINASHORAS
CERIMONIAL E PROTOCOLO40
COMPORTAMENTO DE COMPRA E CONSUMO40
GESTÃO DA PROPAGANDA40
MARKETING DIGITAL40
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS40
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS40
PESQUISA EM RELAÇÕES PÚBLICAS40
RELAÇÕES AMBIENTAIS E SOCIAIS40
TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 4 – EVENTOS E PROTOCOLOS
60
ATIVIDADES COMPLEMENTARES30
SUBTOTAL450

TOTAL

1.800 Horas
4 Semestres
2 anos

PROF. DR. MARCOS GIANNOTTI

Coordenador do curso

Publicitário com mestrado e doutorado em Comunicação Social pela UMESP, e tem experiência de quase 30 anos em marketing de grandes marcas, incluindo Itaú, BankBoston, BrasilPrev, Folha de S.Paulo e Editora Abril. Foi especialista e gerente de inovação no Itaú Unibanco, liderando programas de engajamento e cultura organizacional. Atualmente, é coordenador dos cursos de Bacharelado em Marketing, Tecnologia em Comunicação Institucional e Eventos do Centro Universitário Belas Artes, e professor de marketing, publicidade e propaganda e inovação na mesma instituição, bem como professor convidado de branding e design thinking em outras universidades.

Exclusividades
para o

#TIMEBELASARTES
A Belas Artes valoriza a aquisição de competências múltiplas ao longo da formação dos estudantes. São considerados diversos domínios que transcendem as competências técnicas das áreas da economia criativa, por conta disso a Belas Artes oferece serviços e atividades exclusivas para que seus alunos tenham uma formação ainda mais completa.
Guia da Faculdade: Melhor curso EaD
de Comunicação Institucional do Brasil.
NEI
BA creative collectibles
Nota máxima MEC
logo STB - student travel bureal, exclusividade Belas Artes

COMO É

O MERCADO DE TRABALHO
As oportunidades de trabalho para o formado em Comunicação Institucional são diversas. O profissional da área pode trabalhar em:
Icone Moda
Agências de comunicação, assessoria, empresas de planejamento, consultoria, indústria, órgãos públicos e outros.
ícone media salarial
Em 2020, quando o rendimento médio do mercado de trabalho foi de R$ 2.924,00, o salário médio dos profissionais criativos foi de R$ 6.926,00.

935 mil

É o número que a Indústria Criativa empregou em 2020, uma alta de 11,7% em relação a 2017
Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).
ícone pib criativo
2020 Também foi o ano onde o PIB criativo totalizou R$217,4 Bilhões – Valor comparável à produção total do setor de construção civil
ícone crescimento pib criativo
Dos anos de 2018 a 2020 a taxa de crescimento do PIB Criativo supera a taxa de crescimento do PIB Brasileiro, entre 2,8% e 5,2%

Inscreva-se agora no curso

Comunicação Institucional [EAD]

E faça parte do nosso time de mentes criativas

edital

Aqui você confere todos os cursos de graduação oferecidos, modalidades do vestibular, instrução sobre o local de provas, entre outros.