Início » Matriz Cursos de Graduação » Publicidade e Propaganda
Publicidade e Propaganda
Bacharelado
Modalidade
Presencial
CAMPUS
Paraíso
DURAÇÃO
8 Semestres
HORÁRIOS
MANHÃ, das 7h30 às 12h00
TARDE, das 13h30 às 18h E
NOITE, das 18h30 às 23h00
TARDE, das 13h30 às 18h E
NOITE, das 18h30 às 23h00
Avaliação do MEC
Prof. Dr. José Ronaldo Alonso Mathias
Coordenador do curso
Possui Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2006. Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC) em 2001 e Graduação em Direito pela Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-MG) em 1995. Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda. Professor da Graduação Teorias da Comunicação, Antropologia e História da Arte e Produção de Conteúdo para Redes Sociais. Coordenador da Pós em História da Arte. Autor do livro Antropologia e Arte (2014) pela Editora Claridade (Nova Alexandria) e Antropologia Visual (2016), pela Nova Alexandria.
Sobre
O CURSO
Valores
Cursos de Graduação
Parcelas Mensais e Consecutivas | |
---|---|
Manhã, SP, Paraíso | R$ 3.655,18* |
Tarde, SP, Paraíso | R$ 3.004,15* |
Noite, SP, Paraíso | R$ 3.004,15* |
Os publicitários estão presentes em todas as etapas da comunicação dos anunciantes: seja na gestão e conceitos de marcas, nas ações de marketing e de vendas, na criação visual e direção de arte de campanhas, ou nas pesquisas sobre mercado e práticas de consumo. Se você quer entender mais sobre a profissão, é importante saber que o publicitário é o profissional que:
Planeja e aplica estratégias de comunicação publicitária, marketing, vendas e gestão de branding off-line, online e em rede.
Elabora pesquisas de mercado, de concorrência e de comportamento de consumo a fim de posicionar marcas e promover vendas.
Identifica os melhores meios, veículos e formas de comunicação para clientes alcançarem a visibilidade de produtos, serviços e ideais.
Trabalha nas equipes de: planejamento de comunicação e ou marketing, mídia, captação de negócios e criação publicitária.
Como é nossa
Matriz Currícular
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ARTE CLÁSSICA | 40 |
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA | 40 |
FUNDAMENTOS DE MARKETING | 40 |
GESTÃO DA PROPAGANDA | 40 |
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL | 40 |
INTRODUÇÃO À PUBLICIDADE E PROPAGANDA | 40 |
LABORATÓRIO DE PROPAGANDA – PRÁTICAS DE CRIAÇÃO | 80 |
OFICINA TEXTUAL | 40 |
PESQUISA DE CAMPO: ETNOGRAFIA | 80 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR: INSPIRAÇÃO | 60 |
TEORIAS DA PROPAGANDA | 40 |
SUBTOTAL | 540 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 |
ARTE MODERNA | 40 |
COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA | 40 |
ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS | 40 |
FUNDAMENTOS DA IMAGEM FOTOGRÁFICA | 40 |
LABORATÓRIO DE PROPAGANDA – PESQUISA E PLANEJAMENTO COMUNICACIONAL | 80 |
PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA | 80 |
PRODUCT DISCOVERY | 40 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 2 – CAPACITAÇÃO | 60 |
PUBLICIDADE DIGITAL | 40 |
TEORIAS CRÍTICAS DA COMUNICAÇÃO | 40 |
SUBTOTAL | 540 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ANÁLISE DE DADOS | 40 |
COMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL | 40 |
PSICOLOGIA E CONSUMO | 40 |
ARTE CONTEMPORÂNEA | 40 |
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO | 40 |
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA | 40 |
LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS FOTOGRÁFICAS | 80 |
LABORATÓRIO DE PROPAGANDA – PRODUÇÃO TRANSMÍDIA | 80 |
TRADE MARKETING | 40 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 3 – DESENVOLVIMENTO | 60 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I | 40 |
SUBTOTAL | 540 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II | 40 |
CULTURA AFROAMERÍNDIA BRASILEIRA | 40 |
EVENTOS E EXPERIÊNCIAS DE MARCAS | 40 |
FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA | 40 |
LABORATÓRIO DE PROPAGANDA – LINGUAGENS DIGITAIS | 80 |
OPTATIVA I | 40 |
PLANEJAMENTO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS | 40 |
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL | 80 |
PRODUÇÃO GRÁFICA | 40 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 4 – EXPLORAÇÃO | 60 |
ROTEIRO DE FICÇÃO: ESTRUTURAS NARRATIVAS | 40 |
SUBTOTAL | 540 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 3 | 40 |
COMUNICAÇÃO INTEGRADA | 40 |
CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA | 40 |
DIREÇÃO DE ARTE | 40 |
ESTATÍSTICA | 40 |
LABORATÓRIO DE PROPAGANDA – PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA REDES SOCIAIS | 80 |
MARKETING DIGITAL | 80 |
OPTATIVA II | 40 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 5 – CONEXÃO | 60 |
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA | 80 |
SUBTOTAL | 540 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV | 40 |
COCRIAÇÃO PUBLICITÁRIA | 80 |
DIREÇÃO DE ARTE: DESIGN | 80 |
ÉTICA E LEGISLAÇÃO PUBLICITÁRIA | 40 |
LABORATÓRIO DE PROPAGANDA – MÉTRICAS E MONITORAMENTO | 80 |
OPTATIVA 3 | 40 |
PLANEJAMENTO DE MÍDIA | 40 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 6 – TENDÊNCIAS | 60 |
SOCIAL MEDIA | 40 |
STORYTELLING | 40 |
SUBTOTAL | 540 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 5 | 40 |
PROJETO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA: MÍDIA | 80 |
PROJETO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA: PESQUISA | 80 |
PROJETO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA: PLANEJAMENTO | 80 |
TÓPICOS – FORMAÇÃO GERAL | 40 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: METODOLOGIA | 40 |
USER EXPERIENCE | 40 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 7 – PESQUISA | 60 |
SUBTOTAL | 460 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 6 | 40 |
PROJETO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA: CRIAÇÃO | 80 |
PROJETO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA: PRODUÇÃO | 80 |
TÓPICOS – TENDÊNCIAS DO MERCADO PUBLICITÁRIO | 40 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PITCH DE NEGÓCIOS | 40 |
SUBTOTAL | 280 |
TOTAL
3.980 Horas
8 Semestres
4 Anos
O aluno deverá cursar 120 h/a de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído, além da disciplina de Libras, também por disciplinas oferecidas pelos demais cursos da Instituição. O aluno deverá realizar a escolha da disciplina optativa via portal acadêmico, conforme prazos previamente divulgados no calendário escolar, de cada período letivo. A carga horária de disciplinas optativas deverá ser cumprida até o último semestre do curso.
Exclusividades
para o
#TIMEBELASARTES
A Belas Artes valoriza a aquisição de competências múltiplas ao longo da formação dos estudantes. São considerados diversos domínios que transcendem as competências técnicas das áreas da economia criativa, por conta disso a Belas Artes oferece serviços e atividades exclusivas para que seus alunos tenham uma formação ainda mais completa.
COMO É
O MERCADO DE TRABALHO
Pode trabalhar em agências de publicidade, dentro de grandes empresas, em produtoras de conteúdo, entre outros.
Em 2020, quando o rendimento médio do mercado de trabalho foi de R$ 2.924,00, o salário médio dos profissionais criativos foi de R$ 6.926,00.
As áreas de Consumo e Tecnologia são as que mais se destacam no crescimento, com taxas de expansão de 20% e 12,8% entre 2017 e 2020, respectivamente.
935 mil
É o número que a Indústria Criativa empregou em 2020, uma alta de 11,7% em relação a 2017
Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).
2020 Também foi o ano onde o PIB criativo totalizou R$217,4 Bilhões – Valor comparável à produção total do setor de construção civil
Dos anos de 2018 a 2020 a taxa de crescimento do PIB Criativo supera a taxa de crescimento do PIB Brasileiro, entre 2,8% e 5,2%
Inscreva-se agora no curso
Publicidade e Propaganda
E faça parte do nosso time de mentes criativas
edital 2023.1
Aqui você confere todos os cursos de graduação oferecidos, modalidades do vestibular, instrução sobre o local de provas, entre outros.