Acontece

Navegação

Exposição O que fazer daqui pra trás faz parte da Mostra BA no ambiente digital

Mostra foi organizada pela turma do sexto semestre do bacharelado em Artes Visuais da Belas Artes

Publicado em 08/06/2020

“O que fazer daqui pra trás?” é uma exposição organizada pela turma do sexto semestre do bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e faz parte do projeto Mostra BA 2020/1. A produção partiu da disciplina “Ateliê de Crítica e Curadoria”, ministrada pelo professor Cauê Alves, com a proposta de realizar uma seleção mais ampla, de alunos e funcionários da instituição. Devido às medidas de isolamento social, a exposição foi realocada para uma plataforma digital.

O objetivo do eixo curatorial é compreender melhor as figuras, identidades e temas encontrados no cenário artístico. Com a intenção de resgatar aqueles que estão no limítrofe - não por escolha, mas por falta de espaço e reconhecimento – reorganizou-se desde a seleção até o formato dos textos e da montagem.

“O que fazer daqui pra trás?” busca compreender esses artistas e sua arte, a partir de dois espectros: buscar o passado e ressignificá-lo e, também, evidenciar o que está por trás, escondido, à sombra. Nesse sentido, pensaram em poéticas, temas, materialidade, corpo e artistas que se encaixariam nesse lugar à margem, que nasce aos arredores e quer se alastrar, ocupar.

Os alunos desenvolveram quatro núcleos temáticos: corpo-não-corpo, identidade, residual e deboche. Os estudantes acreditam que esses quatro núcleos desenvolvam o eixo central da mostra, que é a busca pelas margens, pelo que é limítrofe e, também, pela ressignificação do lugar do corpo (seja esse qual for), da identidade (regional, de gênero, humana), da matéria (os materiais e suas realidades) e do deboche (como lugar do gozar, do rir, do satírico). Então, evidenciaram tudo/todos que estão “daqui pra trás”.

Confira o catálogo da mostra: https://online.anyflip.com/vsapf/utaf/mobile/index.html

Outras Notícias