menu

Festival Internacional de Arte: Abertura do Finart promete ser um encontro cultural e criativo

A 7ª edição do Finart começa amanhã no Centro Universitário Belas Artes, homenageando o artista Alex Vallauri e oferecendo uma programação cultural durante todo o mês de outubro.

O Festival Internacional de Arte, conhecido como Finart, inicia sua 7ª edição amanhã, dia 4 de outubro, a partir das 17h, no 8º andar do Centro Universitário Belas Artes, no Campus Paraíso, São Paulo.

O Finart é um evento internacional que reúne artistas para compartilhar suas obras e promover o encontro, reflexão e transformação por meio da arte e da cultura. Este ano, a exposição principal do festival homenageia Alex Vallauri, com obras originais do artista, releituras e contribuições de Maria Pérez Sola e Julio Barreto.

Além da exposição principal, o Finart oferece uma programação cultural diversificada durante todo o mês de outubro, com eventos e atividades gratuitas abertas ao público. Os visitantes poderão explorar a produção artística contemporânea e participar de discussões educativas sobre manifestações culturais e artísticas.

O Finart teve início em 2017 por iniciativa do atelier Pássaro de Papel, com apoio da Pintar Materiais Artísticos. Desde então, o festival tem crescido e se consolidado como um espaço de encontro para artistas de renome internacional, com curadoria de profissionais como Fabiola Notari, Carola Trimano (Brasil), Carolina Oltra (Chile), Francesco Macchi e Giovanni Pirelli (Itália).

Confira a programação das atividades a seguir:

Nesta segunda-feira, 09, iniciará a primeira oficina de estampa em xilogravura e carimbos, uma iniciativa do atelier Pássaro de Papel em colaboração com os artistas do coletivo Olhares Impressos. Nesta jornada criativa, os participantes aprenderão a estampar cartazes de lambelambe, utilizando matrizes e carimbos com várias formas, enquanto contribuirão para os murais de apoio que ornamentarão a exposição do Finart no Muba. Além disso, a arte será levada a outros pontos da cidade, como a Praça da Nascente na Pompéia e a Galeria Alma em Pinheiros.

Datas: 09, 13, 19 e 30/10
Local: 8ª andar, Campus Paraíso
Horário: das 14h às 16h

Na segunda semana, 16, terá início a oficina de Colagem e um bate-papo com Adriana Peliano, artista e autora do livro “Alice em 7 Chaves,” além de ser responsável pela instalação com a fórmula do Elixir em exposição nesta edição.

Data: 16/10
Local: 8ª andar, Campus Paraíso
Horário: das 14h às 16h

Para mais informações e detalhes sobre a exposição, acesse aqui.

O Finart é uma oportunidade para explorar a arte contemporânea e enriquecer sua experiência cultural. Participe!