menu

Jardins verticais: lazer e educação ambiental para São Paulo

projeto extensão ação social jardins verticais

Os jardins verticais não são novidade, no entanto, os mesmos têm assumido funções de umidificação e refrigeração no espaço urbano, principalmente se atrelados a sistemas de despoluição de efluentes prediais.
Os jardins irrigados por efluentes tratados lançam no ar umidade na taxa de aproximadamente 5 litros por m2/dia, sendo necessário aproximados 100m2 de jardim vertical para umidificar o equivalente a uma grande arvore da cidade.
A instalação de jardins verticais colabora no equilíbrio das taxas de umidade do ar na cidade inibindo processos de desertificação devido ao desequilíbrio do ciclo hidrológico.
Mediante o exposto os jardins verticais poderiam ser instalados como medidas mitigadoras para melhoria da qualidade de vida em áreas urbanas, mas se estes jardins verticais estiverem compondo espaços verticais verdes e de lazer, programas de educação ambiental poderiam ser instalados nestes espaços, como uma alternativa interessante para espaços de educação ambiental em praças de lazer educativo.
Para iniciar estas pesquisas o CACCAU promoveu em 2014.2 duas oficinas de Paisagens Urbanas (10hs) nas quais as alunas Jéssica Beatriz Fernandes, Mariana Monteiro Demétrio e Giuliana Walder Mora Francesconi obtiveram bons resultados e foram publicados no site do CACCAU.

Atividades

Do projeto