menu

Publicidade e Propaganda – Votorantim

Bacharelado

Envie para um amigo ou compartilhe:

Modalidade

Presencial

CAMPUS

Votorantim

DURAÇÃO

8 Semestres

HORÁRIOS

MANHÃ, das 7h30 às 12h00
NOITE, das 18h30 às 23h00

Avaliação do MEC

Sobre

O CURSO

Valores

Cursos de Graduação

Parcelas Mensais e Consecutivas
Manhã, SorocabaR$ 2.004,62*
Noite, SorocabaR$ 1.917,62*
*Valores sem desconto referente a 2024/2
— Descontos a partir de 20% para o 1º semestre do curso–
Os publicitários estão presentes em todas as etapas da comunicação dos anunciantes: seja na gestão e conceitos de marcas, nas ações de marketing e de vendas, na criação visual e direção de arte de campanhas, ou nas pesquisas sobre mercado e práticas de consumo. Se você quer entender mais sobre a profissão, é importante saber que o publicitário é o profissional que:
Planeja e aplica estratégias de comunicação publicitária, marketing, vendas e gestão de branding off-line, online e em rede.
Elabora pesquisas de mercado, de concorrência e de comportamento de consumo a fim de posicionar marcas e promover vendas.
Identifica os melhores meios, veículos e formas de comunicação para clientes alcançarem a visibilidade de produtos, serviços e ideais.
Trabalha nas equipes de: planejamento de comunicação e ou marketing, mídia, captação de negócios e criação publicitária.

Como é nossa

Matriz Curricular

DISCIPLINASHORAS
EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO80
HISTÓRIA DA ARTE80
ANTROPOLOGIA CULTURAL40
COMUNICAÇÃO, ARTE, CULTURA E SOCIEDADE60
COMUNICAÇÃO, MERCADO E PÚBLICOS80
COMUNICAÇÃO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA60
SUBTOTAL400
DISCIPLINASHORAS
ESTÉTICA E SEMIÓTICA80
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA80
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO80
CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS E REDES: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO80
MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS60
ATIVIDADES COMPLEMENTARES20
SUBTOTAL400
DISCIPLINASHORAS
NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO40
LINGUAGEM AUDIOVISUAL80
INTERFACES GRÁFICAS E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA80
GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO60
GESTÃO DE NEGÓCIOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA60
CINEMA E FILME PUBLICITÁRIO60
ATIVIDADES COMPLEMENTARES20
SUBTOTAL400
DISCIPLINASHORAS
FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA, CORPORATIVA E DE EVENTOS80
AUDIOVISUAL, ROTEIRO E STORYTELLING80
REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO80
BRANDING60
TRATAMENTO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA60
ATIVIDADES COMPLEMENTARES40
SUBTOTAL400
DISCIPLINASHORAS
COMUNICAÇÃO E CULTURA VISUAL80
PLANEJAMENTO DE MÍDIA80
PLANEJAMENTO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS80
INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA60
REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS60
ATIVIDADES COMPLEMENTARES40
SUBTOTAL400
DISCIPLINASHORAS
OPTATIVA I80
ESTUDOS CULTURAIS E SOCIOLOGIA DA MÍDIA80
ASSESSORIA E PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING80
ESTATÍSTICA APLICADA À PUBLICIDADE E PROPAGANDA60
REDAÇÃO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA60
ATIVIDADES COMPLEMENTARES40
SUBTOTAL400
DISCIPLINASHORAS
OPTATIVA II80
CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE ARTE – PROJETOS60
INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS60
PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO60
MONITORAMENTO E METRIFICAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DIGITAL60
METODOLOGIA DE PROJETOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA40
ATIVIDADES COMPLEMENTARES40
SUBTOTAL400
DISCIPLINASHORAS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ORIENTAÇÃO20
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA (PIME)320
ESTÁGIO SUPERVISIONADO60
SUBTOTAL400

TOTAL

3.200 Horas
8 Semestres
4 Anos

O aluno deverá cursar uma disciplina optativa de 80 horas. A escolha deverá ser realizada dentre o conjunto de disciplinas oferecidas nos cursos da instituição. A disciplina de LIBRAS deverá sempre estar incluída no conjunto de disciplinas selecionadas pela coordenação do curso.

PROFA. MS. JULIANA GOMES PIRANI

Coordenadora do curso

Docente e pesquisadora nas áreas de design, projeto, criação e desenvolvimento de produtos, com foco principal em moda, buscando alternativas e inovação para a produção de vestuário e soluções e resultados para o varejo de moda. Mestre em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (Escola de Artes, Ciências e Humanidades/USP). Formada no curso Bacharelado em Têxtil e Moda – EACH/USP. Estudou em Bogotá, Colômbia, em intercâmbio acadêmico na LCI – LaSalle College, no curso Diseño y Patronaje de Modas. Formada no curso Técnico em Vestuário na Escola SENAI Engº Adriano José Marchini. Coordenadora de curso no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – Campus Votorantim, desde 2019.

Exclusividades
para o

#TIMEBELASARTES
A Belas Artes valoriza a aquisição de competências múltiplas ao longo da formação dos estudantes. São considerados diversos domínios que transcendem as competências técnicas das áreas da economia criativa, por conta disso a Belas Artes oferece serviços e atividades exclusivas para que seus alunos tenham uma formação ainda mais completa.
NEI
BA creative collectibles
Nota máxima MEC
logo STB - student travel bureal, exclusividade Belas Artes

COMO É

O MERCADO DE TRABALHO
Pode trabalhar em agências de publicidade, dentro de grandes empresas, em produtoras de conteúdo, entre outros.
ícone media salarial
Em 2020, quando o rendimento médio do mercado de trabalho foi de R$ 2.924,00, o salário médio dos profissionais criativos foi de R$ 6.926,00.
ícone tecnologia e consumo
As áreas de Consumo e Tecnologia são as que mais se destacam no crescimento, com taxas de expansão de 20% e 12,8% entre 2017 e 2020, respectivamente.

935 mil

É o número que a Indústria Criativa empregou em 2020, uma alta de 11,7% em relação a 2017
Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).
ícone pib criativo
2020 Também foi o ano onde o PIB criativo totalizou R$217,4 Bilhões – Valor comparável à produção total do setor de construção civil
ícone crescimento pib criativo
Dos anos de 2018 a 2020 a taxa de crescimento do PIB Criativo supera a taxa de crescimento do PIB Brasileiro, entre 2,8% e 5,2%

Inscreva-se agora no curso

Publicidade e Propaganda – Votorantim

E faça parte do nosso time de mentes criativas

edital

Aqui você confere todos os cursos de graduação oferecidos, modalidades do vestibular, instrução sobre o local de provas, entre outros.