menu

Alunas de Arquitetura e Urbanismo vencem concurso no Canadá

Concurso organizado pelas universidades de Concordia e Montreal desafiava a imaginação

Overtime, projeto criado pelas alunas Juliana Baraldi, Carolina Oliveira e Natália Chueiri, da Graduação em Arquitetura e Urbanismo na BA, foi um dos cinco premiados na competição criada pelas universidades de Concordia e Montreal, do Canadá.

O concurso desafiou os estudantes a reimaginar a experiência do transporte público em uma metrópole pós-pandemia.

Foram enviadas mais de 80 propostas com 28 equipes brasileiras inscritas. Os critérios de seleção consideraram a melhor abordagem da temática, as propostas de desenhos e princípios do design que incentivem novas experiências nos sistemas públicos de transporte.

Criado sob orientação do arquiteto e professor Ricardo Gonçalves, o projeto Overtime consiste em “uma nova ideia para a população sair do desconforto sensorial, proporcionando um ambiente apreciável pela sociedade, e demonstrando que o ir e vir pode ser como andar pela rua e trazer de volta aquela vontade de usufruir desses meios de transporte”.

Pensando nas sensações negativas — como estar no subsolo —, uma das soluções considera levar a paisagem de fora para dentro do sistema de transporte em tempo real, utilizando painéis iluminados que transmitem o dia inteiro, incluindo as diferentes estações do ano.

No mesmo concurso, o projeto Cubic, orientado pelo mesmo professor, recebeu menção honrosa. Criado por Ana Beatriz Azevedo, Isabela Lourenção, Júlia de Carvalho, Nicole Bringel, Rebeca Elias e Victor Rogato, Cubic foi concebido para gerar “uma experiência interativa e intuitiva para usuários diários e visitantes”, e consiste em “um ponto de ônibus modular, capaz de se adaptar às diferentes tipologias de ruas e calçadas encontradas em qualquer cidade pelo mundo”.

Conheça mais sobre o projeto vencedor na página do concurso: https://ideas-be.ca/project/competition-reimagining-public-transport/?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br