_27/10

Essencial: cenários e figurinos para TV




Recentemente foi divulgado um documento em que Boni, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, quando ainda era Vice-Presidente de Operações da Rede Globo, enviou em 2 de abril de 1987 a Daniel Filho, que na época era diretor da Central Globo de produções.

globo11

Tudo bem, há aquelas pessoas que são totalmente aversas à Rede Globo, mas  a qualidade visual de suas produções, que são referências para o mundo, todo é inquestionável.

O que o Boni diz, é uma verdadeira aula:

” Ref.: Qualidade Visual

A tela da televisão é pequena (hoje, para a grande maioria dos brasileiros continua sendo). A transmissão e recepção estão sujeitas a variações constantes de qualidade, dependendo de local, antena e até do televisor. Em casa, o espectador está cercado por telefone, crianças etc. Assim, o veículo exige uma linguagem especial que pode ser resumida na simplificação da imagem para que a leitura seja clara, direta e livre de elementos perturbadores. Do ponto de vista da composição visual - cenários, móveis e objetos de cenas e roupas - existem padrões internacionais estabelecidos e que conseguimos aplicar na Globo por muitos anos. Como eles parecem estar esquecidos, é bom rememorá-los:

1) Cenários

A - contrastes fortes são rigorosamente proibidos em qualquer caso. Cores básicas claras e tons “pastel” são fundamentais.
B - não se admitem listras verticais, paredes florais ou desenhadas.
C - Divisões horizontais de pintura só são aceitas com réguas divisórias. Entre paredes e pisos, usar rodapés ou outros detalhes de acabamento.

2) Mobiliário

A - devem ser evitados móveis de madeiras escuras
B - devem ser evitados estofados estampados, especialmente os “florais” ou listrados. Quando forem absolutamente necessários não poderão ser berrantes ou contrastados, preferindo-se os “ton-sur-ton”.
C - evitar o excesso de móveis em cena

3) Objetos de cena

A - evitar o uso exagerado de objetos de cena, preferindo-se somente o essencial.
B - Ao caracterizar ambientes e classe sociais, evitar elementos óbvios como “pinguins”, “São Jorge”, cortinas de contas e outros penduricalhos.

4) Roupas

A - devem ser evitados o uso de xadrez e listrados, dando-se preferência a cores lisas mesmo nos vestuários de classes sociais “C” e “D”.

B- evitar o uso de estampados de forma geral e, quando necessário em alguma produção, evitar que vários personagens usem este tipo de vestuário na mesma cena.

5) Geral

A - mesmo em produções de época ou regionais, as roupas devem ser simplificadas, evitando-se a caricatura de classes sociais ou rurais. Em televisão a linha “opereta” não funciona para produções de “época” e nem o “neo-realismo” é adequado às produções de atualidade.

B - planos gerais devem ser usados somente para localização. Primeiros planos, closes e extreme-close-ups são recomendados.”

De fato, 22 anos se passaram, mas mesmo com a era da TV Digital esse memorando  pode ser utilizado por muitos profissionais que pretendem trabalhar com televisão nos dias de hoje, pois nem tudo mudou.

Compartilhe este post:
  • Print
  • Twitter
  • email
  • Add to favorites
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • StumbleUpon

asdaustgduhagsd

  1. Denis Montone disse:

    Muito interessante essa carta. Mostra que até no menor detalhe como o estofado de um móvel, um detalhe pode fazer a diferença. E mostra a atenção da produção com esses detalhes. Apesar de tudo, a qualidade da programação da Globo, como a qualidade de transmissões ao vivo e de imagem em geral, jornalistas, âncoras e atores é muuuuito superior à qualquer outra emissora de TV aberta do Brasil, e mesmo a TV paga, se for comparável à TV Globo, é porque é da Globo.

  2. Juliana disse:

    Ai adorei! Excelente post, pq é com isso que quero trabalhar! Parabéns, o blog está um arraso!

  3. Querida amiga avassaladora… Profissional e ponto.Não cabe discutir se a TV globo é heroina ou vilã, cabe reconhecer o profissionalismo e capacidade dos profissionais.

  4. new disse:

    Ola galera, como vai essa força?
    Acho que vocês estão falando isso por que ainda não viu o site que eu vi
    de uma olhada http://www.tvhd.com.br aposto que você também
    vão mudar de idéia como eu !!!